Publicidade

Mario criado dentro de Dreams, no PS4, é removido depois de pedido da Nintendo

Por| 01 de Abril de 2020 às 11h10

Link copiado!

Mario criado dentro de Dreams, no PS4, é removido depois de pedido da Nintendo
Mario criado dentro de Dreams, no PS4, é removido depois de pedido da Nintendo

Quando Dreams, a plataforma de desenvolvimento de jogos da Media Molecule, foi lançado para o PlayStation 4 em fevereiro, começou a ser recheado de produções que imitam outros títulos. Muita gente recriou Sonic, Silent Hills e outros grandes jogos, como os da franquia Mario. Essa leva de games “inspirados” em marcas famosas levantou a questão: será que isso é quebra de propriedade intelectual? Um caso recente indica que sim.

Piece of Craft ficou famoso na comunidade do jogo ao lançar um projeto de criação de Mario dentro de Dreams. Ele fez transmissões na Twitch mostrando passo a passo como que remontava o personagem dentro da plataforma.

Contudo, ele notificou que seus conteúdos foram removidos de Dreams. “Boas notícias e péssimas notícias. Voamos muito perto do sol, galera! Uma grande empresa de videogames, a qual eu não vou obviamente nomear, não leu minha nota de 'relaxa' em Dreams. Sem problemas, já que tenho um plano reserva. Mas, por agora, projetos com Mario em Dreams estão em pausa até que eu possa colocar este plano em ação”, escreveu no Twitter.

Continua após a publicidade

A defesa dele é que não estava exatamente criando jogos com o personagem. O objetivo era fazer o boneco de Mario e outros do mundo do bigodudo para mostrar a usuários como isso pode ser produzido dentro da plataforma da Media Molecule.

O problema é que Dreams é uma ferramenta colaborativa e tudo que é criado ali dentro pode ser usado por outras pessoas em seus jogos. Ou seja, mesmo que o influenciador não estivesse exatamente reproduzindo um título inteiro, forneceu assets para que outras pessoas fizessem isso.

Continua após a publicidade

Por conta disso, agora, a página da produção do rapaz traz a mensagem “sua criação foi moderada e removida de Dreams por que 'contém material com direitos autorais'”.

Esta é a primeira vez que a empresa retirou um conteúdo do tipo de dentro da plataforma, entretanto abriu um precedente para que outras criações também sejam retiradas do serviço.

Lançado em fevereiro, Dreams é basicamente uma ferramenta de criação de jogos dentro do PlayStation 4.

Fonte: PieceOfCraft (Twitter)