Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como carregar o Nintendo Switch corretamente

Por| Editado por Bruna Penilhas | 19 de Junho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Felipe Goldenboy/Canaltech
Felipe Goldenboy/Canaltech

O Nintendo Switch, por ser um console híbrido, tem a praticidade de poder ser usado para jogar tanto em uma TV, como também no modo portátil. O único "problema" nesta última opção é depender da bateria. Por isso, carregar o seu Switch de forma correta é algo que deve ser considerado, já que o uso errado de algum carregador incompatível pode danificar o console.

Para evitar que seu console acabe queimando ou qualquer outro defeito, mostramos a seguir como carregar corretamente o seu console para não ter problemas.

Como carregar o Nintendo Switch Padrão

Continua após a publicidade

O Nintendo Switch "padrão" possui duas formas de carregamento, seja usando a base que vem com o videogame (chamada de Dock) ou carregando diretamente na entrada USB tipo C que o Switch possui, com o cabo de força que também vem na caixa original. Para usar o Dock, é só seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro, abra a parte traseira do Dock, onde está o logo da Nintendo;

  2. Insira o cabo de força na primeira entrada, escrito "AC Adapter", e coloque a fonte na tomada;

  3. Com cuidado, insirao Nintendo Switch no Dock, com a parte da frente do videogame alinhada com a parte da frente da base (a que tem o símbolo do console);

  4. Se estiver tudo nos conformes, uma luz verde aparecerá no canto inferior esquerdo da frente do Dock, indicando que o Nintendo Switch está acoplado e carregando.
Continua após a publicidade

Para carregar o console no formato portátil, é mais simples ainda. Na parte inferior do console, há uma entrada USB-C, como pode ser observada na imagem acima. Basta conectar o carregador original na entrada do console e ligá-lo na tomada.

Como carregar com o Nintendo Switch Lite

A versão compacta do console da Nintendo possui somente uma forma para ser carregado, já que ele não oferece conexão com monitores e TVs. Basta seguir os mesmos passos do tópico anterior: inserir o cabo USB-C na entrada localizada na parte inferior e conectá-lo na tomada.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o carregador do Switch Lite e do modelo padrão podem ser usados entre si.

Erros comuns com o carregamento do Switch

Como o Switch possui uma entrada USB-C, é comum que as pessoas acreditem que qualquer carregador, tipicamente de celular, funcione no console. Nesse caso, podemos dizer ser uma "meia" verdade. Caso seja o Switch padrão ou OLED, o console precisa de mais energia do que um carregador de celular pode oferecer. A voltagem do carregador é de 5V/15V, de forma alternada.

Continua após a publicidade

Mas como assim alternada? Quando o Switch está conectado a TV por meio do Dock, ele precisa de mais energia para alimentar não só o videogame, mas os cabos USB e o cabo HDMI que estão conectados à base. Por isso, carregadores de celular não vão funcionar caso você use o console dessa forma. Infelizmente, apesar da marca HORI possuir um carregador para carro, não existe um acessório à venda no Brasil que seja oficial da Nintendo. A empresa até vende em seu site, mas não entrega em terras brasileiras.

Dito isso, a forma mais segura de continuar carregando o seu Nintendo Switch é se certificando que o carregador usado tenha energia alternada de 5V/15V, para funcionar corretamente tanto no modo portátil como no Dock.