Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tênis conceito da Adidas usa resíduos oceânicos e impressão 3D

Por| 12 de Dezembro de 2015 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Adidas
Divulgação/Adidas

Uma parceria entre a Adidas e o movimento Parley for the Oceans, que trabalha para eliminar resíduos plásticos que acabam indo parar nos oceanos, resulto na criação de um protótipo de tênis ecológico. Ele combina exatamente os plásticos removidos do mar e um solado criado com uma impressora 3D. O modelo ainda é apenas um conceito, ou seja, não tem a pretensão de se tornar uma linha disponível em lojas.

O material utilizado para criar o solado do tênis vem de poliéster reciclado e redes de pesca, ou seja, mais resíduos que poluíam o ambiente marinho e acabaram ganhando um novo fim. Apesar de não ter a intenção de produção em larga escala, ao menos por enquanto, a Adidas acredita que o equipamento pode ser uma pista dos padrões do futuro na indústria de calçados.

Por outro lado, os ativistas da Parley for the Oceans esperam que a parceria com a Adidas colabore para dar mais peso às suas sugestões durante a conferência de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas que acontece em Paris, capital da França.

Continua após a publicidade

Protótipo usa resíduos encontrados no mar. (Foto: Divulgação/Adidas)

O modelo em questão é baseado no Futurecraft 3D, da Adidas, um conceito criado em uma impressora 3D e divulgado pela empresa em 2015. Apesar da boa propaganda em torno de um protótipo, seria bom se a ideia saísse do papel e essas e outras indústrias realmente adotassem práticas sustentáveis do ponto de vista social e ambiental em seus processos, inclusive na fabricação de calçados e outros itens do vestuário.

Fonte: Adidas