EmbraerX revela conceito de veículo voador elétrico que faz decolagens verticais

Por Se Hyeon Oh | 13 de Junho de 2019 às 08h48

Nesta terça (11), durante o evento Uber Elevate Summit 2019, que ocorreu em Washington, EUA, a EmbraerX revelou o eVTOL, um novo conceito de veículo voador elétrico que consegue realizar decolagens e pousos na vertical.

Antonio Campello, presidente e CEO da subsidiária da Embraer focada em trazer melhorias ao ecossistema da mobilidade urbana, explica que o ponto central do desenvolvimento do eVTOL estava em entregar uma solução que transformasse experiências da vida, unindo a “visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os 50 anos de expertise em negócios e engenharia”. Dessa forma, é dito que o conceito do eVTOL é resultado de vários tipos de testes e simulações, de forma que foi priorizado o desenvolvimento voltado para o meio urbano, bem como em tentar entregar menos ruído durante a sua utilização combinado a baixos custos de operação.

Imagem conceito do eVOL pousando na vertical (Imagem: EmbraerX)

Mark Moore, diretor de engenharia de aviação da Uber, diz que, neste projeto, foram utilizadas as redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança e ainda destacou o fato de que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sendo a EmbraerX uma empresa voltada a desenvolver soluções para o ecossistema aéreo urbano, ela diz que, além do eVTOL, também criou uma plataforma de negócios, chamada de Beacon, que promove a colaboração e a sincronização das empresas e dos profissionais de aviação. Com ela, o objetivo é permitir que as aeronaves possam continuar voando através de trabalhos mais ágeis e eficazes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.