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Embraer | Nasce o primeiro avião militar pós criação da Boeing-Brasil

Por| 19 de Junho de 2019 às 14h40

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Embraer
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O primeiro produto militar da Embraer Defesa e Segurança (EDS) lançado depois da criação da Boeing-Brasil Commercial, empresa resultante da compra da divisão comercial da fabricante brasileira pelo grupo dos Estados Unidos, foi apresentado nesta terça-feira (18), em Paris, no Salão Aeronáutico de Le Bourget.

Trata-se do P600 AEW, um avião compacto com alcance na faixa de 7,5 mil quilômetros, montado sobre a plataforma do jato executivo Praetor 600, de 12 lugares, mostrado ao mercado de aeronaves corporativas há sete meses e que já recebeu certificação da ANAC. Para situar melhor nossos leitores, ele se posiciona entre as linhas Legacy, carro-chefe da Embraer dentro so segmento, e Lineage 1000, o maior jato executivo da empresa brasileira.

A EDS e a israelense Elta Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinarão o acordo de desenvolvimento que permitirá o uso de sistemas eletrônicos e digitais de 4ª geração – o principal deles, um radar de múltiplo emprego capaz de cobrir o campo de ação de 360 graus em menos de 10 segundos. A antena será montada em um casulo sobre a fuselagem. A parceria prevê que a indústria brasileira será a responsável pelo jato propriamente dito, os recursos de terra e os sistemas de comunicação e integração. Os israelenses fornecerão o radar de alerta antecipado, mais os sensores de coleta de informações, vigilância e inteligência.

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A plataforma vai trabalhar com um amplo conjunto de aplicações, usualmente encontradas apenas em modelos de grande porte. Os consoles de bordo permitem a execução de missões variadas: fornecimento de imagens de situação, defesa aérea, reconhecimento marítimo, defesa terrestre. Faz a detecção de ameaças, atua como base aerotransportada de comando e controle com cobertura além do horizonte por meio de sinais de satélite.

O Prateor 600, sobre o qual a EDS vai montar o P600, é um jato bimotor de 20,7 metros, operado por dois tripulantes. Voa a 863 km/hora e tem autonomia intercontinental. Leva de 8 a 12 passageiros, além de 1,4 tonelada de carga.

Fonte: Estadão