Estudante cria projeto de geladeira sem porta

Por Redação | 25 de Setembro de 2012 às 08h45

O estudante neozelandês Ben de la Roche, 21, acadêmico do terceiro ano de Design Industrial da Universidade de Massey, desenvolveu um projeto de geladeira sem porta. Seu protótipo é tão interessante que chegou à final da competição Electrolux Design Lab 2012, que incentiva estudantes a criar modelos de eletrodomésticos futuristas.

O protótipo que saiu no The New Zealand Herald nada mais é que um paredão formado por encaixes hexagonais, bem parecidos com uma colmeia de abelhas. O interior da geladeira de la Roche é refrigerado, mas cada entrada hexagonal tem sua refrigeração independente. Assim, apenas as partes hexagonais em uso são refrigeradas, enquanto as outras permanecem inertes. Graças a este processo, o estudante conseguiu fazer com que sua geladeira consumisse apenas a energia necessária para refrigerar certos produtos.

Como gavetas, os hexágonos da geladeira são removíveis, para que seja possível inserir desde uma latinha de refrigerante a produtos maiores, como uma torta ou um bolo, por exemplo, no espaço adequado para refrigeração.

Como a geladeira tem formato de parede, facilita a visualização dos alimentos armazenados, o que auxilia a evitar o desperdício. A invenção de Ben de la Roche deve ser apresentada no dia 25 de outubro em Milão, Itália. Se ele vencer, ganhará um prêmio no valor de 5 mil euros (cerca de 13 mil reais).

Confira algumas fotos do invento do estudante:

Geladeira de Ben de la Roche

Ben de la Roche mostra como a invenção funciona (Foto: Massey University/Reprodução)

Geladeira de Ben de la Roche

Além de latinhas, é possível refrigerar garrafas e bandejas (Foto: Daily Mail/Reprodução)

Geladeira de Ben de la Roche

Ben de la Roche demonstra sua invenção, agora com bandejas (Foto: Mark Mitchell/Otago Daily Times)

Geladeira de Ben de la Roche

Conceito do invento de de la Roche elaborado pela Electrolux (Foto: Electrolux)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.