Airbus pretende imprimir avião em tamanho real em impressora 3D

Por Redação | 17 de Julho de 2012 às 19h00

Como será uma impressora 3D capaz de imprimir um avião inteiro? Essas superimpressoras já estão cotadas para a linha de produção de aeronaves no futuro. Por volta de 2050, grande parte das peças destes aviões poderá ser criada em impressoras 3D gigantes, reduzindo os custos e utilizando materiais até 65% mais leves que os utilizados hoje em dia.

O engenheiro de design da Airbus, Bastian Schafer, é quem pretende incluir a nova linha de produção baseada em impressão 3D. Em entrevista à revista Forbes, ele revela que será necessário desenvolver tal máquina com dimensões de aproximadamente 80 x 80m. Sim, 6.400 m² de pura impressora!

Ainda de acordo com o engenheiro de design, uma impressora deste tamanho seria essencial para a construção de aeronaves utilizando novas tecnologias e materiais, a exemplo de fuselagens curvas e estruturas biônicas.

O projeto da Airbus ainda vai além: prevê o desenvolvimento de aeronaves com uma membrana transparente, cabine 100% reciclável e assentos transformáveis que se adaptem ao físico do passageiro e recolham a temperatura de seu corpo.

Quer saber como serão os aviões do futuro? Confira as imagens no vídeo abaixo (em inglês):

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.