Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TIM faz parceria com Google Cloud para soluções de Big Data e Machine Learning

Por| 24 de Abril de 2020 às 21h25

Link copiado!

Shutterstock
Shutterstock
Tudo sobre TIM

A TIM Brasil anunciou nessa sexta-feira (24) que fechou um acordo com o Google para a utilização do Google Cloud Platform (GCP) como sua plataforma de nuvem para o desenvolvimento de soluções em Big Data, inteligência de negócios e aprendizado de máquina (machine learning).

A plataforma do Google Cloud - divisão de serviços na nuvem do Google - permite que a operadora faça análises em tempo real para obter insights sobre seus negócios. Segundo a TIM, essas informações ajudarão a empresa a aprimorar seus serviços ao cliente, o planejamento e a otimização da rede. Além disso, será possível oferecer promoções personalizadas aos usuários, focada na análise de seus hábitos de consumo, baseados em dados e analytics.

"Estamos em um processo intenso de transformação digital dentro da companhia e acreditamos que a parceria com o Google Cloud vai nos ajudar a entender ainda melhor as necessidades dos nossos clientes para que tenham sempre a melhor experiência conosco", afirmou Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação Digital da TIM Brasil.

Além do fornecimento da Google Cloud Platform (GCP), o Google Cloud também prestará a consultoria que envolve a migração do ambiente atual, redesenho e otimização em nuvem. A divisão de serviços na nuvem da empresa também prestará apoio na construção do CoE, o Centro de Excelência da TIM, que será responsável em fazer toda a gestão do ambiente após sua conclusão.

Continua após a publicidade

Além da possibilidade de otimização e aprimoramento da sua plataforma de Big Data e Analytics, o Google Cloud permitirá que a TIM crie novas parcerias e que os recursos da plataforma possam ser explorados, evoluindo as campanhas e processos existentes. Por meio do acordo, a operadora também fará uso de outros serviços da plataforma do Google, como BigQuery, Dataproc, Dataflow, Cloud Composer, Data Fusion e Google Kubernetes Engine. Esses serviços ajudarão a simplificar a integração, permitindo que os cientistas e analistas de dados sejam mais produtivos, focando os esforços em otimizar processos e serviços da operadora. Haverá ainda uma parceira com a Google, usando os serviços de PaaS (Plataform as a Service) para simplificar a configuração e gestão da infraestrutura.

"Este acordo com a TIM reflete a nossa estratégia de ajudar as empresas de telecomunicações a monetizar o 5G como uma plataforma de negócios", disse Marco Bravo, head de Google Cloud para o Brasil. "Estamos capacitando-os para engajar melhor seus clientes por meio de experiências orientadas por dados e ajudando-os a melhorar a eficiência operacional".

"As soluções que teremos acesso a partir da plataforma do Google Cloud permitirão simplificar e evoluir nossa arquitetura, além de possibilitar o tratamento e uso das informações", continua Auana Mattar, CIO da TIM Brasil. "Teremos mais eficácia na forma de criar ofertas e produtos sob medida para nosso cliente, além de agregar valor aos serviços e processos, evoluindo e transformando a experiência do usuário com a TIM", complementa.