Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Itaú fecha parceria com AWS e migrará boa parte de sua infra de TI para nuvem

Por| 04 de Dezembro de 2020 às 11h46

Link copiado!

Itaú fecha parceria com AWS e migrará boa parte de sua infra de TI para nuvem
Itaú fecha parceria com AWS e migrará boa parte de sua infra de TI para nuvem
Tudo sobre Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco anunciou nessa semana que escolheu a Amazon Web Services (AWS) como provedor longo prazo, a partir de um acordo de dez anos. O objetivo da parceria é fazer com que o banco mova a maior parte de sua infraestrutura de mainframes e centros de dados locais para a nuvem.

O Itaú Unibanco também migrará suas principais plataformas bancárias, soluções de call center, soluções online e aplicativos de mobile banking para os servidores cloud da AWS. O objetivo é criar uma arquitetura tecnológica mais flexível e eficiente que permitirá ao banco introduzir novos serviços de atendimento ao cliente e com menores custos operacionais.

A instituição também pretende treinar milhares de seus empregados, ampliando o número de 1.300 profissionais da empresa que já possuem treinamento em tecnologias avançadas de nuvem, para colocar ideias de atendimento ao consumidor em produção mais rapidamente.

Outro fruto da parceria entre o banco e a AWS está no aproveitamento da infraestrutura desta última para aperfeiçoar a amplitude e profundidade de serviços. Isso inclui recursos para análise, aprendizado de máquina, contêineres, banco de dados gerenciado, computação, armazenamento e segurança. A ideia é obter agilidade e insights, para buscar novas linhas de negócios, desenvolver novos aplicativos e garantir a conformidade regulamentar e de segurança, principalmente em tempos em que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor no Brasil.

Continua após a publicidade

Produtos bancários na nuvem

Em comunicado, o Itaú Unibanco afirma que está expandindo o uso do portfólio de recursos da AWS em seus bancos, cartões de crédito e linhas de negócios de seguros, bem como em todas as suas subsidiárias, como a Rede, divisão que fornece soluções de pagamento eletrônico no Brasil.

Entre as soluções usadas pelo banco, estão o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para fornecer capacidade de computação escalonável e segura para Pix - sistema de pagamentos e transferências desenvolvida pelo Banco Central. Outra ferramenta da AWS utilizada pela instituição é o Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) e o AWS Lambda (serviço de computação sem servidor da AWS), para lançar e escalar rapidamente novas ofertas de serviços financeiros, incluindo o iti, a plataforma de conta digital gratuita do banco, onde os usuários escaneam códigos QR para fazer pagamentos, além de transferir fundos.

Continua após a publicidade


Outra etapa da parceria entre as duas empresas envolve a migração de bancos de dados legados para bancos de dados nativos na nuvem da AWS, como Amazon Aurora (banco de dados relacional da AWS) e o Amazon DynamoDB (banco de dados de valor-chave da AWS que oferece desempenho de milissegundo de um dígito em qualquer escala com criptografia integrada e recuperação de dados). O processo permitirá processar transações financeiras de com mais rapidez e segurança, além da possibilidade de criar novos aplicativos que apresentam arquiteturas de microsserviços.

Machine learning reforçado

O Itaú Unibanco também aproveitará as tecnologias de análise e aprendizado de máquina da AWS para obter insights mais profundos sobre as necessidades bancárias de seus clientes e oferecer experiências mais personalizadas.

Um bom exemplo está no uso do Amazon SageMaker (serviço da AWS que permite que cientistas e desenvolvedores de dados criem, treinem e implantem modelos de aprendizado de máquina rapidamente) para identificar padrões nos hábitos bancários de clientes individuais. Eles usarão essas informações para ajudar os chatbots de atendimento a oferecer assistência de forma proativa, com respostas mais rápidas e precisas às perguntas dos clientes. O Itaú Unibanco está criando uma plataforma de aprendizado de máquina para toda a empresa, via AWS, para expandir e automatizar fluxos de trabalho e gerar insights preditivos.

Continua após a publicidade

“O setor bancário tem tudo a ver com fornecer valor aos clientes e a AWS nos ajuda a melhorar o tempo de obtenção de valor em todos os aspectos de nossos negócios, enquanto expande os benefícios dos pagamentos digitais para nossos clientes", disse Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco. "Estamos buscando uma transformação digital completa na AWS, abandonando a tecnologia de mainframe legada e usando seu portfólio de serviços para obter insights e agilidade que nos tornarão ainda mais receptivos às necessidades de nossos clientes".