Como a Magalu Cloud estabilizou a campanha de doações ao estádio do Corinthians
Por Redação |

Mobilização urgente em meio à Black Friday, migração completa em poucas horas e estratégia com base no conhecimento da equipe técnica: foi assim que o Magalu Cloud atuou para estabilizar e hospedar o site da campanha de doações para quitar a dívida da Arena Corinthians, lançada no fim de novembro.
A campanha teve início no dia 29 de novembro e logo nas primeiras horas registrou instabilidades para receber os pagamentos dos torcedores, o que deixou a página temporariamente fora do ar. A alternativa encontrada foi migrar toda a estrutura para a plataforma em nuvem da Magalu Cloud, em processo conduzido durante a madrugada e liderado pelo vice-presidente de tecnologia do Magalu, André Fatala, também torcedor do time.
“Foi quase uma experiência de jogador de futebol pra mim. Eu estudei com o irmão do CFO do Corinthians, foi ele quem falou para a Gaviões [torcida organizada do time paulista] que eu poderia ajudar a estabilizar o site deles no ar. Eles me colocaram em contato com o time de tecnologia que estava fazendo a operação e eu comecei a entender como a Magalu Cloud poderia resolver os problemas”, explicou Fatala em entrevista à emissora ESPN.
A migração levou cerca de 12 horas durante a madrugada da Black Friday do Magalu — um dos períodos de maior movimento e tráfego no varejo — e solucionou os problemas de acesso ao site. Somente no primeiro dia, a campanha já tinha levantado mais de R$ 10 milhões em doações e segue ativa.
Como a Magalu Cloud solucionou o problema
A estratégia emergencial contou com todo o expertise da equipe da Magalu Cloud para identificar a causa das instabilidades e trazer uma solução. André Fatala detalhou que o site precisava de ajustes para distribuir o tráfego entre mais máquinas e de camadas extras de segurança para conter ataques digitais.
“Entendemos o problema do site da campanha de doação para Arena do Corinthians e sugerimos uma arquitetura de infraestrutura que permitisse escalar horizontalmente. Fora isso, nós ajudamos a estruturar algumas camadas de segurança para aplicação que vinha sofrendo vários ataques com a tentativa de tirar o site do ar. Fizemos os ajustes com a empresa que desenvolveu a plataforma, a Uappi, e com o parceiro de infraestrutura deles, a Infinit”, comentou o VP de tecnologia.
No aspecto técnico, o plano de migração contou com um pool maior de workers menores para executar fluxos, além de load-balancing para distribuir o tráfego. A empresa implementou uma CDN (Content Delivery Network), rede de servidores que também atua no tráfego e traz recursos adicionais de segurança.
A hospedagem da Magalu Cloud continuará disponível de forma gratuita até o fim da campanha de doação. “Nós lançamos a Magalu Cloud, no ano passado, justamente com essa missão: ser uma opção mais barata e confiável para quem precisa de serviços de nuvem no Brasil. Somos desenhados para oferecer alta disponibilidade e performance”, reforçou André Fatala.
Sobre a Magalu Cloud
Lançada em 2023, a Magalu Cloud oferece mais do que uma solução de hospedagem: é um alicerce soberano e escalável, pensado para empresas de todos os portes que buscam performance, flexibilidade e segurança. Nossa infraestrutura independente coloca à disposição um portfólio robusto com capacidade de processamento de alta performance, combinada com inteligência artificial e custo otimizado, no Brasil.