Azul usa nuvem para aumentar eficiência operacional de sua tripulação

Por Rui Maciel | 04 de Agosto de 2020 às 07h45
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Em busca de maior eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação, a Azul resolveu apelar para a nuvem. A empresa optou por uma plataforma da Oi, que leva o nome de Oi Cloud Communication e oferece funcionalidades como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel.

Segundo a companhia aérea, desde que adotou uma solução em cloud - em dezembro de 2019 - houve um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso. Entre as melhorias, está a simplificação no processo de fazer, receber e rotear chamadas. Com isso, é possível garantir o autosserviço para, aproximadamente, quatro mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo, que necessitam aprovar ou alterar escalas.

“Antes de contarmos com uma solução de comunicação em nuvem, o aceite ou o não aceite para um próximo voo por parte de um membro da nossa tripulação que se encontrava de sobreaviso era passível de gargalo na nossa central de atendimento", diz Kleber Linhares, Chief Information Officer (CIO) da Azul. "Uma plataforma em cloud nos auxiliou a melhorar esse indicador. Hoje, a nossa taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala subiu de 70% para 95% com a funcionalidade de PABX na Nuvem, uma melhoria que reflete na fluidez de toda a nossa operação, inclusive, com impacto no cliente final.

A modalidade de PABX na Nuvem da Oi possui uma ferramenta de call back, que promove o retorno das chamadas de forma automática ou programada, contribuindo com a melhora do indicador de aceite. Em tempos de pandemia, a solução usada pela Azul também conta com adaptabilidade ágil, por estar alocada na nuvem.

Isso porque, com as recomendações de isolamento social, a solução permitiu a companhia aérea migrar todo o time para o modelo de home office sem entraves operacionais, dada a sua fácil implementação e escalabilidade, com o funcionamento da plataforma de telefonia IP em diferentes dispositivos. Isso facilitou a comunicação entre a tripulação, já que a companhia aérea atua em mais de 100 localidades e, consequentemente, tem um alto volume de ligações para confirmações de escalas das tripulações,

Além da Oi Cloud Communication, a Oi Soluções, divisão da operadora que provê soluções digitais para o mercado corporativo, tem portfólio que atua também em áreas como Segurança, Internet das Coisas (IoT), Big Data & Analytics, Cloud & Data Center, Colaboração e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. Atualmente, essa unidade da Oi atua junto a empresas públicas e privadas, com mais 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento. Sua carteira de clientes é composta, atualmente, por 57 mil empresas dos mais variados setores.

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