Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon Web Services apresenta instabilidade e alguns serviços são derrubados

Por| 25 de Novembro de 2020 às 22h10

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Líder mundial no fornecimento de serviços na nuvem, o Amazon Web Services (AWS) apresentou instabilidade em uma de suas regiões de servidores, derrubando apps e sites populares como Pokemon Go, Sirius XM, Ring e até mesmo o e-commerce da própria Amazon - o que envolveria ainda o assistente de voz da companhia, a Alexa.

O Canaltech entrou em contato com o AWS para saber as causas da instabilidade. Em comunicado, a empresa afirmou:

 "O Amazon Kinesis, serviço que permite processar e analisar dados assim que são recebidos e responder instantaneamente, vem registrando uma crescente taxa de erros na Região US-East-1, o que impactou outros serviços da AWS nesta manhã (nos EUA). Estamos trabalhando na resolução."

A US-East-1 compreende a região norte do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A instabilidade afeta, principalmente, a API Kinesis Data Stream (KDS), serviço de streaming de dados em tempo real que fornece escalabilidade massiva e resiliência a milhares de gigabytes de dados transportados de forma contínua, originados de milhares de pontos.

Continua após a publicidade

A instabilidade no KDS acaba afetando outras APIs que, consequentemente, apresenta instabilidade em seus serviços. Segundo o painel online da AWS, essas foram as plataformas atingidas:

  • ACM
  • Amplify Console
  • API Gateway
  • AppMesh
  • AppStream2
  • AppSync
  • Athena
  • AWS Signer
  • Batch
  • CodeArtifact
  • CodeGuru Profiler
  • CodeGuru Reviewer
  • CloudFormation
  • CloudMap
  • CloudTrail
  • Cognito
  • Connect
  • DynamoDB
  • Elastic Beanstalk
  • EventBridge
  • IoT Services
  • Lambda
  • LEX,
  • Macie
  • Managed Blockchain
  • Marketplace
  • MediaLive
  • MediaConvert
  • Personalize
  • RDS Performance Insights
  • Rekognition
  • Resource Groups
  • SageMaker
  • Support Console
  • Workspaces

O site Down Detector, que monitora o funcionamento de serviços online, apontou ainda que mesmo alguns serviços brasileiros populares podem ter sido atingidos pelos problemas na AWS. Durante a tarde desta quarta-feira, apps como iFood e PicPay apresentaram instabilidade em seu funcionamento. No entanto, até o fechamento desta notícia, o funcionamento de ambos já estava normalizado.

Confira abaixo os boletins de instabilidade apresentado pela AWS ao longo do dia (horário local nos EUA):

Continua após a publicidade

9h52 PST: A API Kinesis Data Streams está atualmente danificada na região US-EAST-1. Como resultado, os clientes não podem gravar ou ler dados publicados nos streams do Kinesis Data Stream;

As métricas e eventos do CloudWatch também são afetados, com elevadas taxas de erro da API PutMetricData e algumas métricas atrasadas. Embora as instâncias e a conectividade do EC2 permaneçam íntegras, algumas instâncias estão enfrentando atrasos de integridade de instância, mas permanecem em um estado íntegro. O escalonamento automático também está enfrentando atrasos no tempo de escalonamento, devido a atrasos nas métricas do CloudWatch. Para os clientes afetados por isso, recomendamos ajustes de escala manual para grupos de AutoScaling.

10:47 PST: Continuamos trabalhando para a recuperação do problema que afeta a API Kinesis Data Streams na região US-EAST-1. O problema está afetando o subsistema que é responsável por lidar com as solicitações de entrada. A equipe identificou a causa raiz e está trabalhando para resolver o problema que afeta este subsistema.

O problema também afeta outros serviços, ou partes desses serviços, que utilizam Kinesis Data Streams em seus fluxos de trabalho. Embora os recursos de vários serviços sejam afetados, alguns deles tiveram um impacto mais amplo e os detalhes de impacto específicos do serviço estão abaixo.

Continua após a publicidade

12h15 PST: Continuamos trabalhando para a recuperação do problema que afeta a API Kinesis Data Streams na região US-EAST-1. Também continuamos a ver uma melhoria nas taxas de erro para Kinesis e vários serviços afetados, mas esperamos que a recuperação total ainda demore algumas horas.

O problema continua a afetar também outros serviços, ou partes desses serviços, que utilizam Kinesis Data Streams em seus fluxos de trabalho. Embora os recursos de vários serviços sejam afetados, alguns deles tiveram um impacto mais amplo e os detalhes de impacto específicos do serviço estão abaixo. Continuamos a trabalhar para a recuperação total.

14h25 PST: Continuamos trabalhando para a recuperação do problema que afeta a API Kinesis Data Streams na região US-EAST-1. Também continuamos a ver uma melhoria nas taxas de erro para Kinesis e vários serviços afetados, mas esperamos que a recuperação total ainda demore algumas horas.

Continua após a publicidade

Para o Amazon Cognito, os problemas que afetam APIs e autenticação para usuários e pools de identidade agora foram recuperados. Para o AutoScaling, os atrasos no lançamento de novas instâncias agora foram recuperados, no entanto, algumas operações de dimensionamento ainda estão atrasadas devido a atrasos nas métricas do CloudWatch. Para o EventBridge, vimos recuperação parcial para o problema que afeta a entrega de eventos.

Estamos trabalhando ativamente para a recuperação total de todos os serviços afetados e continuaremos a fornecer atualizações regularmente à medida que tivermos novas informações para compartilhar.