Amazon lidera lista de serviços cloud mais confiáveis

Por Redação | 07.01.2015 às 16:09 - atualizado em 07.01.2015 às 16:54

Os números da CloudHarmony, organização voltada para verificar a confiabilidade de serviços de computação na nuvem, colocaram a Amazon como a melhor empresa do setor. Após uma análise de todos os períodos de indisponibilidade e também de quedas de serviço ao longo do ano, a companhia foi considerada a mais confiável por ter permanecido com suas plataformas fora do ar o menor tempo possível.

De acordo com as informações da empresa de análises, ao longo de 2014 foram 23 indisponibilidades registradas no serviço Amazon S3 Storage, com um total de 99,9974% de confiabilidade. A plataforma EC2 ficou um pouco abaixo, com 99,9949% e 20 quedas. Outros, como o Cloud Front e o Route S3, nunca saíram do ar.

Em segundo lugar ficou o Google, que teve 100% de disponibilidade apenas em seu serviço Cloud DNS. A AppEngine registrou 99,9988%, com pouco mais de seis munutos fora do ar ao longo de 2014, enquanto sua plataforma de armazenamento na nuvem ficou um pouco acima, com 14 minutos fora do ar e 99,9996% de confiabilidade. Apenas a Compute Engine teve resultados bem distantes, com quase cinco horas de problemas e 99,9816% de confiabilidade.

A Microsoft ficou com a medalha de bronze e foi criticada pelos quase dois dias de indisponibilidade total ao longo de 2014. Boa parte desses problemas foi registrada em novembro, quando a companhia passou por uma grave falha em suas máquinas virtuais, que obtiveram índice de 99,9357%. Na empresa, apenas o Azure CDN permaneceu funcionando sem interrupções durante todo o ano.

A CloudHarmony avalia a operação de mais de 30 empresas de cloud computing em operação nos Estados Unidos. Apesar de estar ganhando tração como uma boa métrica da confiabilidade dos serviços, a organização admite que ainda precisa aumentar a precisão de suas análises, já que no momento, apenas instalações mais recentes da Amazon são monitoradas, enquanto no Azure, apenas os servidores Linux estão tendo seus problemas registrados.

O resultado final, ainda, é positivo para os primeiros colocados. Na visão da empresa, os clientes de qualquer uma das três companhias do topo do ranking trazem serviços de extrema qualidade e, pelo menos no que toca a confiabilidade, estão plenamente capacitadas para concorrer entre si pelas soluções dos usuários.

Na página da pesquisa, é possível alterar os parâmetros para conhecer melhor quais serviços funcionam com mais eficácia em diversas regiões do mundo, ou selecionar especificamente por plataformas. Além disso, a empresa mantém, em tempo quase real, um indicador do status de todos os serviços consultados.