Você usa emojis em e-mails de trabalho? Cuidado: isso pode prejudicar sua imagem

Por Redação | 14 de Agosto de 2017 às 16h21

Você costuma usar emojis em canais de comunicação profissionais? Pois, segundo a ciência, essa prática pode prejudicar sua imagem no ambiente de trabalho, e mesmo uma simples carinha sorridente pode ser suficiente para manchar sua reputação enquanto um bom profissional.

Pesquisadores da Ben Gurion University, em Israel, e da Amsterdam University, nos Países Baixos, conversaram com 549 pessoas de 29 países diferentes e pediram para que eles lessem e-mails de trabalho escritos por pessoas que eles não conheciam. Então, foi pedido para que eles avaliassem o nível de competência dos autores daqueles e-mails, somente com base em seus conteúdos, e os participantes da pesquisa também puderam ver uma foto dessas pessoas para ilustrar cada e-mail.

O resultado mostrou que, quando a foto do autor mostrava uma imagem sorridente, os participantes da pesquisa acreditaram que seus e-mails eram amigáveis, mas, caso essas mensagens contivessem emojis, a pessoa acabou sendo vista como menos competente, especialmente se o tal e-mail tratava de assuntos mais formais no ambiente de trabalho.

“As pessoas tendem a presumir que um emoji de sorriso é um sorriso virtual, mas as descobertas do estudo mostram que, no caso de ambientes de trabalho, pelo menos no que diz respeito a primeiros contatos, essa prática é incorreta”, explicou um dos pesquisadores. Ele acredita, ainda, que “um emoji de sorriso pode expressar um sorriso quando você já conhece a outra pessoa”, e recomenda que não sejam usados emojis, mesmo os mais simpáticos, em contatos iniciais quanto o assunto é puramente profissional.

Fonte: Entrepeneur

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.