Publicidade

Vício em redes sociais pode provocar hiperatividade em jovens

Por| 18 de Julho de 2018 às 12h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O vício em redes sociais pode causar falta de atenção e hiperatividade em adolescentes, segundo um estudo realizado na Universidade do Sul da Califórnia.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo chegaram à conclusão que as notificações de redes sociais como o Facebook e Twitter atrapalham e impendem os jovens de se concentrarem por longos períodos de tempo. Essa distração constante aliada à sensação de gratificação instantânea é crucial para o desenvolvimento do transtorno.

Adam Leventhal, professor de medicina preventiva e um dos responsáveis pelo estudo, conta que a pesquisa foi feita com 2.800 jovens entre 15 e 16 anos, em 10 escolas diferentes na cidade de Los Angeles.

As perguntas eram relacionadas aos sintomas da hiperatividade e os hábitos de cada jovem nas redes sociais, com opções como "estou facilmente distraído" e "não escuto quando conversam diretamente comigo", por exemplo.

Continua após a publicidade

Também foi apresentado aos participantes um questionário para que eles classificassem a frequência com que usavam 14 tipos diferentes de mídias digitais, incluindo redes sociais, mensagens de texto, jogos online, entre outros.

Resultados

200 alunos que já apresentavam os sintomas da hiperatividade foram eliminados da pesquisa, restando 2.600 participantes. O mesmo questionário foi aplicado a esses adolescentes várias vezes durante dois anos.

O resultado do estudo mostrou que 495 dos adolescentes que não usavam as redes sociais com frequência tinham 4,6% de chances de apresentar sintomas de hiperatividade. Já os 114 estudantes que afirmavam usar sete das 14 plataformas com frequência apresentaram 9,5% de chances sofrer da condição.

Continua após a publicidade

A probabilidade de sofrer de hiperatividade subiu para 10,5% entre os 51 alunos que afirmaram utilizar todas as 14 plataformas várias vezes ao dia.

O estudo completo está disponível online no JAMA Network.

Fonte: Telegraph