Restaurante oferece comida de graça para quem topa deixar celular de lado
Por Jessica Pinheiro | 29 de Novembro de 2018 às 20h29
Hoje em dia é extremamente comum andar com um celular nas mãos pelas ruas como se fosse uma extensão do nosso corpo. E quando entramos em algum lugar para pedir uma comida ou bebida, é de praxe pegar e olhar o smartphone para passar o tempo enquanto o pedido não chega. Contudo, um restaurante britânico resolveu fazer um experimento com seus clientes, oferecendo algo a mais a eles em troca de desligarem ou entregarem seus smartphones.
Para resolver a falta de comunicação entre os visitantes, a rede de restaurantes de comida italiana Frankie & Benny’s decidiu oferecer comida grátis para crianças caso seus pais entreguem seus smartphones quando chegam ao estabelecimento.
A ideia veio depois dos resultados de uma pesquisa comportamental conduzida para entender como os adultos estão usando seus aparelhos celulares. Depois de entrevistar 1.500 pais e filhos, os resultados revelaram que cerca de 10% das crianças em algum momento já esconderam os smartphones da mãe e/ou do pai para, assim, conseguir a atenção dos dois.
Além disso, mais de 70% das crianças que participaram do estudo gostariam que os pais passassem menos tempo no smartphone, além de acreditarem que o pai e/ou a mãe preferem dar atenção ao aparelho do que a eles. Assim, nasceu a campanha “Sem telefone” da Frankie & Benny’s, que vai de 29 de novembro a 7 de dezembro – e que pode durar ainda mais tempo se for bem-sucedida.
Ela funciona da seguinte forma: as famílias precisam colocar os dispositivos dentro de uma caixa escrito “sem telefone” e, como recompensa, as crianças podem comer de graça. A rede de restaurantes disse em comunicado que sua equipe está “incentivando ativamente clientes e familiares a participarem da campanha”, muito embora ninguém possa forçar as pessoas a entregarem seus aparelhos celulares. Tudo é feito de forma voluntária.
Essa prática não é exatamente nova, afinal muitos estabelecimentos já ofereceram ou ainda oferecem uma interação mais voltada para o cara-a-cara ao invés de curtidas e mensagens — mesmo que isso nem sempre dê muito certo. Todavia, esta é a primeira vez que uma toda uma rede de restaurantes adere a uma campanha do gênero.
Fonte: Digital Trends