Publicidade

Quem é Kasing Lung? O artista, ilustrador e designer chinês por trás da Labubu

Por  | 

Compartilhe:
Landmark/Divulgação
Landmark/Divulgação

O colecionável Labubu, ostentado por celebridades mundo afora e onipresente nas redes sociais, é uma personagem famosa, mas cuja origem estava longe dos holofotes. Ela foi criada por Kasing Lung, ilustrador e designer de brinquedos de Hong Kong, e as inspirações por trás dessa criação tem tudo a ver com sua história de vida.

Lung nasceu em Hong Kong em 1972, mas se mudou junto à família para os Países Baixos quando era bem jovem. Crescendo no país, ele teve contato com histórias de fadas e elfos vindas do folclore nórdico e europeu. Ele mesmo, em entrevistas, conta que não havia videogames ou computadores em sua infância, então se limitava a desenhar bonecas e personagens à caneta, sonhando em, um dia, criar histórias de fadas.

Kasing Lung e a origem de Labubu

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na vida adulta, Lung foi para a Bélgica e trabalhou como ilustrador de livros infantis no país, se tornando o primeiro chinês a vencer o Prêmio de Ilustração belga. Enquanto trabalhava entre Hong Kong e Bélgica, o ilustrador foi ganhando renome, e, além de ilustrador, se tornou designer de brinquedos. Ele lançou obras como My Little Planet, em 2013, primeiro livro de ilustrações chinês de sua autoria. Em 2014, colaborou com a autora Brigitte Minne, lançando o livro Lizzy Wil Danssen 2014.

Em 2015, idealizou o livro The Monsters (Os Monstros, em tradução livre), com diversos personagens fantásticos inspirados na mitologia nórdica: Zimomo, Tycoco, Spooky e a famosa Labubu. A pequena criaturinha élfica de nove dentes tem expressão travessa e maliciosa, mas é bondosa — nas histórias do autor, ela sempre procura ajudar os outros, mas acaba fazendo coisas ruins sem querer no processo. Em 2019, Lung assinou exclusividade com a companhia chinesa Pop Mart para vender miniaturas e colecionáveis de suas criações.

Leia também:

VÍDEO: Câmara aprova proibição de celulares nas escolas | CTNews | #shorts

 

Continua após a publicidade

Fonte: Bangkok Post