Publicidade

O que são os Bobbie Goods? Nova febre no TikTok revive os livros de colorir

Por  |  • 

Compartilhe:
Bobbie Goods/Abbie Goveia/Divulgação
Bobbie Goods/Abbie Goveia/Divulgação

As tendências da internet nem sempre são novidades, mas, às vezes, resgates de febres do passado — lembra dos livros de colorir? Pois é isto que são os Bobbie Goods, livros cheios de ilustrações simples e fofas para serem preenchidas com lápis de cor ou canetinhas. A marca norte-americana foi criada por Abbie “Bobbie” Goveia em 2021, ganhando público e se tornando um grande sucesso recentemente.

Coelhos, gatos, ursos e cachorros povoam os livros de colorir da artista visual, nada tão diferente do que já se fazia. O que explica o sucesso, então? A questão é que não são só as crianças que estão se interessando, mas também os adultos. O foco em colorir um livro traz um alívio do estresse do cotidiano e traz paz, promessa mais do que suficiente para disseminar a tendência.

Pintura e saúde mental

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Diversas pesquisas se debruçaram sobre os efeitos da pintura na saúde mental recentemente, revelando como a atividade ajuda a controlar a ansiedade e o estresse. A chave da questão está no foco dedicado à atividade, cuja repetição leva o indivíduo a se concentrar no momento presente. Trabalhando com o sistema nervoso parassimpático, isso traz calma e estimula o cérebro a liberar neurotransmissores associados à sensação de prazer.

A fuga das telas também é um fator importante na atividade, aliviando os sentidos e trazendo uma conexão maior com o ambiente. No mundo cada vez mais conectado em que vivemos, atividades que quebram o ciclo ansioso de vício nas redes são muito positivas, segundo os cientistas. Atividades focadas e repetitivas, como a pintura, geram até mesmo efeitos de uma meditação, princípio das práticas de atenção plena.

Leia também:

VÍDEO: COMO FAZER A FOTO GHIBLI? | Dicas | #shorts

Fonte: Psychiatria Danubina, Frontiers in Psychology