Publicidade

O que acontece se um chimpanzé e um bebê forem criados juntos? Estudo responde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Setembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Julie Ricard/Unsplash
Julie Ricard/Unsplash

Na década de 1930, um casal de pesquisadores deu início a um estudo que viria a ser famoso no que diz respeito ao comportamento. Os psicólogos Winthrop e Luella Kellogg, que dirigiam um laboratório na Indiana State University e na Florida State University, ficaram intrigados com o caso de crianças criadas por lobos. Eles então pensaram: o que aconteceria se criassem um animal entre os humanos?

Os dois pegaram um chimpanzé de sete meses chamado Gua, natural de Cuba, e o levaram para casa. O chimpanzé passou a ser criado ao lado do filho de dez meses do casal, Donald. Gua recebeu o mesmo cuidado e atenção de seu “irmão” e era testado diariamente. Embora nunca tenha aprendido a falar como uma pessoa, seu crescimento físico e habilidades motoras progrediram rapidamente, em comparação com outros chimpanzés em cativeiro.

No entanto, o experimento não deu certo! Acontece que, ao mesmo tempo, Donald começou a imitar os grunhidos emitidos por Gua, o que pode ter sido um dos motivos para o término do experimento em apenas seis meses. Os Kellogg documentaram todo o experimento no livro The Ape and the Child. Se quiser se aprofundar na história, assista abaixo ao documentário sobre o ocorrido:

Continua após a publicidade

Para saber ainda mais sobre o estudo sobre o chimpanzé criado ao lado de um ser humano, você pode acessá-lo gratuitamente aqui.

Fonte: Popular Science