Publicidade

Governo chinês reage contra consumismo desenfreado de caixas surpresa de Labubu

Por  | 

Compartilhe:
Jack4576/CC BY-SA 4.0
Jack4576/CC BY-SA 4.0

Em publicação no People's Daily, jornal oficial do partido chinês, o governo do país impôs regras mais rígidas para brinquedos e outros itens vendidos nas chamadas blind boxes, as caixas-surpresa. O editorial não menciona a Pop Mart, empresa responsável pela febre das bonecas Labubus, mas traz um alerta ao modelo negócio usado para a aquisição de colecionáveis do tipo

O que acontece é que a Pop Mart comercializa suas Labubus em embalagens lacradas, ou seja, o consumidor não consegue ver exatamente o que está adquirindo. Segundo o People's Daily, jornal oficial do partido chinês, este sistema foi desenhado para oferecer recompensas imprevisíveis, que incentivam que os consumidores repitam as compras em busca do item desejado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A prática lembra aquela dos jogos de azar, e estimula que os consumidores façam novas compras repetidas em busca de edições raras tanto destes bonecos quanto de outros itens colecionáveis, como cards; as chances de se adquirir algum item do tipo, no entanto, são de menos de 2%. Os menores de idade ficam ainda mais expostos a tais práticas, porque ainda estão desenvolvendo o autocontrole e a maturidade psicológica.  

Embora o People’s Daily não tenha mencionado o nome da Pop Mart, fica claro que a empresa é a principal responsável pelo frenesi de compras das caixas-surpresa — afinal, as Labubus vêm conquistando consumidores e colecionadores no sudeste asiático, no Oriente Médio e na Europa. A procura pelas colecionáveis é tanta que lojas físicas no Reino Unido tiveram que suspender temporariamente as vendas das bonecas por causa de filas e brigas. 

O alerta do People's Daily reacendeu o debate sobre a regulamentação dessas práticas. Enquanto isso, as ações da Pop Mart International Group apresentaram queda de 3,6% na Bolsa de Hong Kong na sexta-feira (20).

Leia também:

Labubu, Zimomo, Mokoko, Tycoco... | Quem é quem na família The Monsters?

Labubu já é maior que a Vale: fabricante do brinquedo vale mais que a mineradora

Vídeo: Por que troquei o S25 Ultra pelo Motorola Razr 60 Ultra

Continua após a publicidade

Fonte: SCMP