Desconectados | Nobel tem dificuldade de se comunicar com cientistas vencedores
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

O Prêmio Nobel é o maior reconhecimento que um cientista pode receber pelo seu trabalho. Mas, em algumas situações, a falta de interação dos pesquisadores com celulares, internet e redes sociais pode dificultar a notificação sobre a vitória — como ocorreu com o Nobel de Medicina de 2025.
- Você sabe o que é "jamais vu"? Cientistas levam Ig Nobel ao explicar o efeito
- 4 vencedores do prêmio Nobel que revolucionaram a área da tecnologia
O imunologista Fred Ramsdell foi laureado ao lado de Mary Brunkow e Shimon Sakaguchi pelas descobertas relacionadas ao que hoje é conhecido como tolerância imunológica periférica, que se refere a mecanismos do organismo que impedem que o sistema imunológico cause danos ao próprio corpo.
Contudo, o cientista estava com o celular no modo avião, acampando no estado de Montana (Estados Unidos), na segunda-feira (6), quando foi anunciado que ele estava entre os vencedores do Nobel de Medicina.
Em entrevista ao The New York Times, Ramsdell contou que sua esposa, Laura O’Neill, começou a gritar repentinamente ao recuperar o sinal do celular e receber mais de 200 mensagens informando que ele havia ganhado o prêmio.
Só então Ramsdell percebeu que havia perdido uma ligação do comitê do Nobel, além dos parabéns enviados por diversos amigos e familiares.
"Eu certamente não esperava ganhar o Prêmio Nobel. Nunca me passou pela cabeça", disse o pesquisador após retornar a um hotel em Montana e restabelecer a conexão com seu smartphone.
Laureada confundiu ligação com “spam”
A geneticista Mary Brunkow também não foi um contato fácil para os responsáveis por comunicar os ganhadores do prêmio — mas por um motivo diferente.
A cientista estava dormindo quando, por volta das 2h da manhã, o telefone de sua casa em Seattle (EUA) tocou com um número desconhecido da Suécia. Ela achou que fosse algum tipo de spam e ignorou a ligação.
"Então desliguei o telefone e voltei a dormir. Depois, meu marido estava lá em cima e ouvi uma voz. Ele estava falando com alguém na sala de estar. Era a Associated Press. Tinha alguém na varanda da frente, e era o noticiário local", disse Brunkow em entrevista ao site do Prêmio Nobel.
Almoço sem celular de Nobel de Física
A dificuldade em contatar vencedores do Nobel não é novidade. Em 2013, o físico teórico Peter Higgs havia decidido sair para almoçar sem celular em um restaurante no bairro de Leith, em Edimburgo, na Escócia.
Após comer sopa e truta do mar, o cientista voltava da refeição à tarde quando foi surpreendido por uma senhora que lhe informou que ele havia vencido o Nobel de Física daquele ano.
"Enquanto eu caminhava, um carro parou do outro lado da rua e uma senhora de 60 ou 70 anos saiu, se apresentou como uma antiga vizinha e me parabenizou pela novidade. Eu disse 'que novidade?', e ela me contou que sua filha havia telefonado de Londres para avisá-la de que eu havia ganhado o prêmio", disse Higgs em uma coletiva de imprensa realizada na Universidade de Edimburgo em 2013.
Leia mais:
- IA vai revolucionar descobertas na medicina, diz ganhador do Nobel
- Descoberta do microRNA: conheça o projeto vencedor do prêmio Nobel de medicina
VÍDEO | Coisas que PERDEMOS em smartphones e não lembramos mais
Fonte: Nobel; The New York Times; The Telegraph