Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crianças expostas à violência doméstica têm mais problemas neurológicos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Setembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Prostock-studio/envato
Prostock-studio/envato

De acordo com uma pesquisa publicada no Maternal Child Health Journal, crianças expostas à violência doméstica têm mais probabilidade de ter problemas de desenvolvimento neurológico, e isso vem desde o nascimento: se o bebê é exposto à violência de um dos pais, geralmente apresenta um desenvolvimento mais lento e resultados adversos durante o crescimento.

Para realizar a pesquisa, os autores coletaram amostras de 239 mulheres grávidas que foram vítimas de violência doméstica. Os pesquisadores acompanharam os bebês das mulheres por 12 meses após o nascimento, medindo seus riscos de atraso no desenvolvimento neurológico. Eles também examinaram quaisquer ligações entre esse atraso no desenvolvimento e o número de parceiros que a mãe teve durante os 12 meses. 

Eles descobriram que os filhos daquelas que tiveram um único parceiro abusivo durante a gravidez e nos 12 meses seguintes apresentaram maior risco de atrasos no desenvolvimento, enquanto aquelas com múltiplos parceiros apresentaram menor risco.

Continua após a publicidade

Os autores do artigo mencionam que quando os pais são mais violentos com suas parceiras durante a gravidez, acabam expondo o feto e afetando seu desenvolvimento ainda no útero por meio de alterações epigenéticas.

Ainda segundo essa análise, crianças expostas à violência doméstica têm resultados significativamente piores na vida, incluindo notas escolares e comportamentais, doenças e estresse. Os autores afirmam que é extremamente importante que as mães nessas situações sejam ajudadas da melhor maneira possível, para evitar danos a longo prazo não apenas para elas, mas também para as crianças. O estudo completo por ser acessado aqui.

Fonte: IFL Science