Publicidade

Adolescentes não têm apoio emocional para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Por  | 

Compartilhe:
Karla Rivera/Unsplash
Karla Rivera/Unsplash

No último mês de abril, uma pesquisa realizada pelo Porto Digital, em parceria com a Offerwise, revelou que nove em cada dez brasileiros com acesso à internet acreditam que adolescentes não têm o apoio emocional e social necessário para enfrentar os desafios do mundo digital, especialmente nas redes sociais. O levantamento ouviu mil brasileiros maiores de 18 anos.

Além da percepção geral sobre a falta de suporte aos jovens, 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como medida essencial para enfrentar esse cenário preocupante.

Entre os principais problemas enfrentados pelos adolescentes hoje, segundo os participantes, estão:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Bullying e violência escolar (57%)
  • Depressão e ansiedade (48%)
  • Pressão estética (32%)

O estudo também analisou o comportamento dos pais em relação ao uso da internet pelos filhos. Entre crianças de até 12 anos, o controle do tempo online é mais rigoroso e frequente, com uso de ferramentas de monitoramento. Contudo, apenas 20% dos pais pretendem adotar esse tipo de controle no futuro.

Entre os adolescentes de 13 a 17 anos, a supervisão tende a ser mais flexível, com os pais permitindo maior autonomia digital, embora ainda acompanhem de forma moderada.

Inspiração em Adolescência

A pesquisa foi motivada pela repercussão da série Adolescência, da Netflix, que aborda os impactos emocionais da juventude conectada e o distanciamento entre pais e filhos ao mostrar a história de Jamie (Owen Cooper), um garoto de 13 anos preso sob a acusação de tirar a vida de uma colega de escola. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | TIKTOK RESTRINGE FILTROS DE BELEZA PARA ADOLESCENTES

Fonte: Agência Brasil