Seus amigos do Facebook estão te fazendo engordar, afirma pesquisa

Por Redação | 02 de Novembro de 2012 às 11h45

Uma pesquisa conduzida recentemente pela Columbia Business School e University of Pittsburgh, Estados Unidos, mostra que manter laços fortes com seus melhores amigos no Facebook aumenta sua auto-estima, mas também te faz engordar e se descontrolar financeiramente.

O estudo, que será publicado no Journal of Consumer Research em junho de 2013, mostra que a constante visualização e interação com seus amigos no Facebook está diretamente relacionada a um ganho de massa corporal e também com dívidas no cartão de crédito. Os pesquisadores afirmam que, com o aumento da auto-estima, as pessoas são levadas a perder temporariamente o auto-controle, comendo mais ou gastando mais.

"Nós encontramos isso de diferentes maneiras, desde escolhas alimentares em relação a comidas não tão saudáveis até o tempo que as pessoas eram capazes de persistir em uma tarefa desafiadora", afirmou ao Mashable Andrew T. Stephen, professor-assistente da University of Pittsburgh e um dos autores da pesquisa. "Nós também descobrimos uma ampla evidência em dois contextos onde o auto-controle é muito importante: saúde e finanças pessoais".

Pessoa balança-peso

As pessoas devem estar atentas aos efeitos negativos das redes sociais, afirmam pesquisadores

Stephen ainda afirmou que eles encontraram essas evidências após uma longa análise de fatores demográficos e socioeconômicos, que atuam diretamente na condução de escolhas. Além disso, os pesquisadores consideraram surpreendente a presença dos fatores analisados nos voluntários após menos de cinco minutos que eles estavam navegando no Facebook.

Os pesquisadores afirmam que os resultados negativos das redes sociais sobre as escolhas e condutas dos seres humanos não indicam que todos os usuários deverão excluir suas contas do Facebook, apenas que eles devem estar atentos aos fatores negativos para evitar problemas futuros.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.