Quer viajar para o espaço? Passagens estão à venda no Brasil por R$ 580 mil

Por Redação | 18 de Novembro de 2013 às 15h55
photo_camera Divulgação

Se o seu sonho sempre foi viajar para o espaço sem passar anos estudando como os astronautas profissionais fazem, talvez agora você tenha uma chance. A Virgin Galactic, empresa do grupo Virgin que pertence ao bilionário Richard Branson, já está vendendo aos usuários comuns passagens aéreas para as estrelas. Saiu na EXAME.

Pode parecer coisa de ficção científica, mas voos convencionais para o espaço já são realidade. O problema é que essas viagens oferecem grandes riscos para a tripulação porque precisam de várias etapas, desde o lançamento até a passagem por diversas camadas da atmosfera terrestre. Além disso, o preço para ser um tripulante é bastante salgado: para colocar seu nome na lista dos voos sub-orbitais que serão realizados pelas naves SpaceShip 2, você precisa desembolsar R$ 580 mil.

Para tornar a viagem mais segura, a empresa elaborou uma estratégia com a ajuda do engenheiro espacial Burt Ratan. Funciona assim: os civis a bordo da espaçonave serão levados até uma distância de cerca de 15 Km da superfície da Terra por uma nave maior que as demais. Ao chegar lá, essa "nave mãe" seguirá até uma altitude de 100 km que divide a atmosfera do espaço – e que também exigirá menos motor da espaçonave. Se algo der errado durante o lançamento, os motores da nave maior serão desligados e a SpaceShip 2 retorna com os turistas a salvo para o solo terrestre.

Cada espaçonave será composta por dois pilotos e seis tripulantes. Para participar, os civis precisam estar em boa forma física, mas todos terão de completar vários tipos de treinamentos que envolvem procedimentos de segurança. As viagens para chegar ao espaço terão duração de cerca de três horas.

Caso você seja um dos interessados em embarcar na espaçonave SpaceShip 2, a agência de viagens GSP, em São Paulo, já está fazendo a venda dos pacotes. A companhia é credenciada pela Virgin Galactic e afirma ter vendido passagens para dois brasileiros.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!