Pessoas apaixonadas têm sua respiração e batimentos cardíacos sincronizados

Por Redação | 15.02.2013 às 13:45

Seus batimentos cardíacos e sua respiração podem falar muito mais sobre o seu relacionamento do que você imagina. Pesquisadores da UC Davis, Califórnia, Estados Unidos, descobriram que casais apaixonados, quando interagem, costumam ter sua respiração e frequência cardíaca sincronizadas, ou seja, os sinais vitais indicam o tipo de relacionamento que as duas pessoas têm. As informações são do CNET.

Para realizar a pesquisa, que foi financiada pela National Science Foundation e publicada no International Journal of Psychophysiology and Emotion, os cientistas colocaram alguns casais em uma sala calma e os instruiu para não falarem e nem se tocarem. Em uma outra situação, os casais foram convidados a imitar uns aos outros sem falar, e nos dois casos, as frequências cardíacas e respiratórias ficaram praticamente equiparadas.

"Nós vimos uma série de pesquisas que mostram que uma pessoa em um relacionamento é capaz de experimentar as mesmas emoções que seu parceiro, mas este estudo mostra que eles também compartilham experiências em um nível fisiológico", afirmou em nota Emilio Ferrer, professor de psicologia da UC Davis.

Estudo casais

O estudo analisou as reações físicas de 32 casais

Porém, o estudo e os resultados ainda são considerados restritos, já que apenas 32 casais participaram dessa primeira etapa e também só levou em consideração casais heterossexuais.