Namoros que começam online geram casamentos mais estáveis, aponta pesquisa

Por Redação | 11 de Junho de 2013 às 10h05

Os namoros virtuais fazem parte da vida das pessoas há um bom tempo, mas uma pesquisa transformou os resultados e a importância dessa prática moderna em números. E eles são bem surpreendentes.

A pesquisa mostrou que, desde 2005, um terço dos casamentos norte-americanos foram resultado de encontros online, com quase metade das pessoas se conhecendo por meio de serviços de namoro online, como o eHarmony, patrocinador da pesquisa.

A boa notícia é que menos relacionamentos que começaram online acabaram em divórcio, e geralmente as pessoas se mostram mais satisfeitas com seus parceiros(as). Dentre os casamentos que aconteceram nos últimos anos devido a relacionamentos que começaram online, 45% vieram de sites de namoro online, 20% por meio de redes sociais e outros 10% vieram de salas de chat. Ferramentas como e-mail, blogs e mensagens instantâneas representavam menos de 5% dos relacionamentos que acabaram em casamento (jogos online ficaram com 1,26%).

No mundo real, os dados sobre onde as pessoas se conheceram para começar um relacionamento se mostram ainda mais fragmentados: trabalho e amigos em comum foram responsáveis por cerca de 15% das apresentações, enquanto escolas e encontros sociais representam 7% cada. Acreditem ou não, de acordo com a pesquisa, apenas cerca de 6% dos casamentos que começaram online acabaram em divórcio ou separação. Para encontros que aconteceram no mundo real, esse número sobe para mais de 7,5%.

Para conseguir esse resultado, a pesquisa questionou mais de 19 mil pessoas que haviam casado entre 2005 e 2012. Apesar de terem sido coletados online, os dados demográficos mostram que a maioria dos participantes mora nos Estados Unidos. Para evitar conflito de interesses na realização da pesquisa, um dos pesquisadores envolvidos no estudo é um assessor científico, e o eHarmony também contratou um estatístico sem ligação com a companhia para validar o trabalho.

Veja o inforgáfico (em inglês) com os resultados da pesquisa:

Casamentos online infográfico
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.