Publicidade

Saiba como escolher uma webcam para, literalmente, melhorar a sua imagem

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Quem já passou dos 35 anos de idade, provavelmente já trabalhou em alguma empresa com um dress code (padrão de vestimenta) rígido, incluindo gravata ou a regulamentação do tamanho da saia. O conceito por trás dessa ideia é que todos os representantes da empresa vendem sua própria imagem em associação à empresa na qual trabalham. Hoje em dia, ainda bem, os estilos de vestimenta são bem menos rígidos na grande maioria das companhias.

Com o aumento na adoção do home office (trabalho de casa) ou EAD (Ensino À Distância) vale até aquela calça de moletom para se sentir mais confortável, mas o fato é que uma boa apresentação pessoal ainda é uma necessidade. Em tempos de pandemia, com muitas reuniões acontecendo através do seu computador, se você quiser se valorizar precisa investir em algo que, literalmente, transmita uma boa imagem. Sim, estamos falando da webcam, um pequeno acessório que gera um grande impacto.

Mas se os notebooks já vêm com webcam integrada, por qual motivo eu deveria utilizar uma externa? Se levarmos em conta a grande diferença que existe nessa comparação, a câmera do notebook deveria ser utilizada apenas em emergência, pois uma vez que experimentar a qualidade de uma boa webcam você dificilmente utilizará a webcam integrada regularmente.

Dentre os vários modelos disponíveis no mercado, há algumas características que devem ser observadas, que variam entre as opções:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Campo de visão 
    Você quer uma câmera que mostre os detalhes do seu ambiente em uma câmera aberta, ou prefere uma mais fechada, que foque em você em frente ao computador?

  2. Iluminação do ambiente
    O local onde você vai utilizar a câmera é iluminado o suficiente? Uma boa luz é necessária para melhorar a imagem, então é importante levar isso em consideração, uma vez que alguns modelos lidam melhor do que outros com a iluminação.

  3. Ambiente onde será utilizada
    Como é o ambiente atrás de você? Será necessário utilizar um fundo para isolar o ambiente? Em algumas situações pode ser constrangedor entrar em uma reunião com um fundo que chame muita atenção.
  4. Ajustes físicos 
    Em inglês usa-se a sigla LTPS (Lift, Tilt, Pivot, Swivel) Lift: Erguer para cima e para baixo / Tilt: Inclinação para trás ou para frente
    Pivot: Inclinação da imagem para a esquerda ou para a direita, similar ao movimento de um quadro na parede / Swivel: Girar sobre o eixo central para a esquerda e para a direita. Uma câmera com ajustes físicos é importante para posicionar o equipamento sem comprometer a posição do seu monitor ou notebook, e se adequar de acordo com a sua postura.

  5. Construção
    Uma boa construção significa um produto robusto, com bom acabamento e durabilidade, e um cabo de boa qualidade para que não apresente mau contato com pouco tempo de uso.

  6. Segurança 
    Você já notou que muitas pessoas utilizam um adesivo para obstruir a câmera do notebook? Elas fazem isso para garantir que, no caso de invasão do computador, o hacker não tenha acesso a imagens do ambiente. Por isso, o fechamento físico da lente é fundamental.

Alguns modelos contam também com alta resolução e microfone embutido, que podem melhorar ainda mais a sua experiência nas videochamadas, seja para trabalhar, estudar ou se divertir.