Qual a diferença entre Hubsales e Olist?
Por Guilherme Peixoto Artiles |
Diversas ferramentas são apresentadas ao comerciante que está entrando no mundo das marketplaces. Duas delas são a Hubsales e a Olist, dois serviços que, embora possuam objetivos similares, diferem-se em outras finalidades. Ambas envolvem o impulsionamento da presença nessas plataformas de e-commerce, mas possuem soluções diferentes.
Essas especialidades alteram o tipo de posicionamento da sua empresa dentro das plataformas digitais, que pode utilizar de um serviço de loja oficial, ou também posicionar a sua própria loja e marca. Pensando nisso, separei as principais diferenças entre os dois serviços, com fatores que você deve atentar:
Hubsales
A Hubsales é uma plataforma que irá auxiliar o comerciante a integrar todos os processos necessários entre as marketplaces que ele vende seus produtos. Isso passa desde a intermediação de contratos, escolha do mix de produtos, aprimoramento de descrições e cadastros, até fornecer acompanhamento detalhado da performance das vendas.
A Hubsales é responsável pelo cadastro da loja da empresa nas plataformas de e-commerce, além de criar anúncios dos produtos, bem como o cadastro e todas as funções de gerenciamento de estoque, precificação e repassar os valores para o vendedor.
O serviço facilita e agiliza diversas burocracias que o vendedor pode encontrar ao adentrar o mundo das marketplaces e, além disso, oferece o benefício de integrar a loja do cliente em sua própria para o impulsionamento de vendas. Cadastrando a sua própria loja, incluindo todas as funções citadas anteriormente, com suporte no pós-venda e intermediando as partes burocráticas de contratos.
Basicamente, a Hubsales visa realizar toda a gestão da sua loja nos marketplaces, servindo como um Hub para plataformas digitais, com cadastramento dos produtos e funções aprofundadas de performance de vendas.
Olist
A Olist Store é um serviço de loja virtual oficial dentro dos marketplaces, onde os planos incluem cadastros de produtos e anúncios dentro da Olist. Dessa maneira, o usuário utilizaria do posicionamento da loja para impulsionar seus produtos, com a opção de anúncios pré-configurados.
Se o vendedor não cadastra a loja no marketplace, a Olist utiliza de sua própria loja virtual, porém o repasse do valor das vendas não é feito diretamente para o vendedor. Não há, no entanto, a elaboração da descrição do produto ou alteração de forma personalizada para cada marketplace por parte da plataforma, sendo essa função totalmente dependente do usuário (ao contrário da Hubsales, que facilita todo esse processo).
Porém, a Olist centraliza o gerenciamento de estoque em vários canais de venda, gerencia a precificação dos produtos e outras utilidades. De forma geral, essa ferramenta visa aumentar as vendas e concretizá-las a partir de uma loja própria da empresa, onde o vendedor vê a possibilidade de cadastrar os produtos após a aquisição dos planos.
Comparativo Hubsales e Olist
Hubsales | Olist |
Integra sua marca ou loja aos marketplaces | Serviço de loja virtual oficial dentro de marketplaces |
Faz o intermédio dos contratos | Usuário utiliza do posicionamento da loja |
Realiza o cadastro dos produtos, personalizando e criando as descrições equivalentes às características de cada plataforma de marketplace | A função de descrever os produtos é somente do usuário |
Gerencia o estoque de produtos | Gerencia o estoque de produtos |
Gerencia a precificação dos produtos | Gerencia a precificação dos produtos |
Também há serviço de loja virtual oficial dentro de marketplaces |
Entendendo as suas necessidades e as funções que precisa
Uma coisa é fato: ambos serviços buscam aumentar as vendas por meio dos marketplaces, mas as funções são muito distintas entre lojas oficiais e Hubs de integração.
Caso você esteja iniciando nos marketplaces ou sequer tenha uma presença neles, a plataforma Hubsales irá focar em acelerar as suas vendas e o seu aprendizado, além de agilizar processos que tomariam muito do seu tempo. Caso você já possua experiência em marketplaces, a Hubsales irá facilitar a sua gestão e assumirá todo o serviço, lhe auxiliando em escalar as vendas e permitindo que foque no que realmente é importante.
Fonte: HubSales