Publicidade
Conteúdo apoiado por

Processo judicial pode ser a solução para reativar conta suspensa no Instagram

Por  | 

Compartilhe:
Bigc Studio/Vecteezy
Bigc Studio/Vecteezy

É preciso olhar o Instagram para além de um álbum de fotos digitais. A rede social tem funcionalidades que permitem que lojas apresentem e vendam seus produtos, prestadores de serviços compartilhem seus trabalhos e produzam conteúdo. Ou seja, o Instagram é um ambiente rico para negócios.

Segundo o site Statista, o Instagram é a quarta rede social mais popular do mundo. No Brasil, o we report indica que são 95 milhões de usuários presentes na rede. Esses dados revelam o enorme potencial de prospecção de clientes pela plataforma, bem como a enorme extensão de um ambiente propício à divulgação de informações. Em suma, é uma ferramenta fundamental para empresas.

Para fazer parte da plataforma é necessário seguir as diretrizes da comunidade e regras dos termos de uso, contrato aderido por livre e espontânea vontade pelo usuário no momento da criação da conta. E, se a plataforma entender que as publicações realizadas pelo usuário violam as políticas, a conta é suspensa ou muitas vezes excluída.

Em uma simples pesquisa na internet, qualquer pessoa consegue localizar as políticas oficiais, cujo texto é escrito de forma clara e acessível, para que sejam cumpridos sem riscos de punição. Mas você já se deparou com o aviso de desativação, por supostamente não seguir as regras de diretrizes da comunidade, ou conhece alguém que passou por isso?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Temos notado que, na maioria dos casos, essa suspensão ou exclusão é realizada de forma arbitrária, e sem a oportunidade de ampla defesa.

Então, se você acredita que houve um engano e já tentou de forma amigável pelos meios que a plataforma dispõe para demonstrar o equívoco, mas não obteve um retorno, o próximo passo é procurar um advogado de sua confiança. Juntos, é possível verificar se realmente houve violação às políticas e reunir os documentos e provas necessárias para mover uma ação judicial, visando a reativação da conta.

Como funciona o processo judicial para recuperar uma conta do Instagram?

O Primeiro passo para se preparar para uma ação judicial é reunir todas as documentações necessárias de identificação e comprovação:

  • identificação: Documento pessoal, comprovante de residência, contrato social em caso de pessoa jurídica;
  • comprovação: da desativação, da quantidade de seguidores, das publicações, de tentativa de resolução amigável, declaração da queda do faturamento da empresa e outras comprovações do prejuízo decorrente da suspensão.

Com a documentação reunida, geralmente, é necessário ajuizar uma ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência. Isto quer dizer que será solicitado ao juiz, diante das argumentações e provas apresentadas, que determine a reativação da conta por parte da plataforma. Já a tutela de urgência é uma medida legal que busca obter uma decisão enquanto o processo judicial está em andamento.

O processo judicial, sem o pedido de tutela de urgência, de forma sucinta, funciona da seguinte forma:

  1. você entra com processo judicial através da petição inicial;
  2. o juiz aceita a ação e convoca a plataforma para se defender no processo;
  3. você é chamado para se manifestar sobre as informações apresentadas pela plataforma através da réplica;
  4. as partes são chamadas para apresentarem as últimas provas;
  5. por fim, a sentença.
Continua após a publicidade

Todo esse procedimento é realizado com um advogado e leva um tempo considerável, já que envolve vários fatores, desde os prazos concedidos às partes, que são contados em dias úteis, até o volume de trabalho do juiz responsável. Assim, o lapso temporal de duração de uma demanda judicial, a depender do caso, pode acarretar sérios prejuízos.

Nesses casos em que a demora pode causar prejuízos graves, existe a possibilidade de pedir ao juiz que ele decida de forma antecipada, mas para que tal decisão seja concedida é necessário preencher requisitos:

  • a existência de elementos que evidenciem a probabilidade do direito
  • perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo
  • a possibilidade de reversibilidade da decisão.

Exemplo prático

Continua após a publicidade

A conta de uma empresa do segmento de produtos eróticos foi suspensa por supostamente não seguir as diretrizes da comunidade, devido a publicação de conteúdo sexualmente sugestivo, segundo a plataforma. A empresa em questão tentou por cinco meses reaver a conta apenas de forma administrativa, ou seja, por meio da plataforma sem uma ação judicial.

Ao analisarmos o caso, identificamos que:

  • a alegação foi genérica
  • não foi oportunizado o direito de defesa
  • apesar de tratar de conteúdos sensíveis, ainda assim as publicações estavam dentro das políticas do instagram.

Nesse sentido, diante da probabilidade do direito, ajuizamos a ação com o pedido de decisão antecipada.

Continua após a publicidade

No entanto, o juízo decidiu não conceder a decisão antecipada, tendo em vista que, apesar de estar clara a probabilidade do direito, e a possibilidade de reversibilidade da demanda, o perigo da demora não mais existia, uma vez que a empresa ajuizou a ação após seis meses da desativação. Ficou entendido, portanto, que a empresa poderia esperar a decisão final.

Alguns meses depois da recuperação da conta por meio de processo judicial, o Instagram voltou a suspendê-la pelas mesmas alegações. No entanto, dessa vez, ajuizamos uma nova ação imediatamente, com pedido de liminar, que foi deferida para que a plataforma reativasse o perfil no prazo de 24 horas, sem a exclusão de conteúdo, viabilizando o uso normal, sob pena de multa diária.

Nos dois processos, o resultado foi o mesmo, no entanto, em fases diferentes. No primeiro, dado o lapso temporal em buscar ajuda do judiciário, só foi possível ter um resultado útil após a formalização de todo o passo a passo processual, diferentemente da segunda desativação, que foi contornada por decisão interlocutória. Frise-se, estamos falando de uma mesma conta.

Assim, se for concluído que a desativação foi realizada de forma equivocada e sem respeitar princípios legais, é cabível ajuizamento de ação judicial, sendo, portanto, passível de exame e apreciação pelo Poder Judiciário.

Continua após a publicidade

Se você utiliza a plataforma Instagram para impulsionar o seu negócio, é de fundamental importância que utilize o fator tempo a seu favor. Se sua conta foi suspensa ou excluída, reúna as provas necessárias, e procure um advogado especialista de sua confiança, pois o fator tempo atrelado à expertise do profissional que irá te auxiliar, farão toda a diferença na recuperação da sua conta.