O que é um marketplace? | Quanto custa vender e como funciona
Por Guilherme Peixoto Artiles | •
O que é um marketplace? Cada vez mais comuns, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento das vendas online no ano passado. Apenas em 2020, a compra e venda na web cresceu 47%, indo contra todo o cenário econômico de outros setores, além de registrar a maior alta em 20 anos.
A pandemia de COVID-19 fez a população mundial quebrar medos e preconceitos com o comércio eletrônico. Muitos consumidores que, antes, não compravam online, passaram a fazê-lo, o que levou a 40% de aumento nos novos adeptos. Obviamente que o cenário pandêmico fez com que novas empresas ingressassem no mercado para venderem mais e alcançar esses consumidores.
Se você é comerciante e ainda não adentrou ao mundo dos marketplaces, separei algumas dicas e esclareci algumas dúvidas sobre o meio que vão fazer você perder a insegurança de vender seus produtos online. Confira:
O que é um marketplace?
O marketplace é uma vitrine online, um site ou plataforma onde diversas empresas podem divulgar e vender seus produtos, como se fosse uma vitrine em um shopping.
Como funciona um marketplace?
De forma 100% virtual, esses portais oferecem toda a estrutura necessária para receber os compradores, desde a disposição dos produtos, o cadastro dos mesmos, fotos e descrições.
Métodos de pagamento e logística de entrega também são dois fatores que entram nessa conta e tornam a decisão de optar por um marketplace a um e-commerce próprio mais adequado para quem não deseja investir um valor muito alto.
Quanto custa vender em marketplace?
Pasme: não custa absolutamente nada colocar seus produtos à venda em um marketplace. As únicas taxas inclusas em todo esse processo são cobradas apenas como comissão quando as vendas são realizadas. Ou seja, ter o seu produto exposto nesses portais para milhares de consumidores não custará dinheiro do comerciante, apenas quando a compra é de fato finalizada.
Nesse caso, trata-se de uma porcentagem cobrada pela plataforma, que também é chamada de fee, calculada devido à estrutura de serviços oferecida.
Confira as diferenças entre um marketplacee um e-commerce.
Marketplace
Marketing + Antecipação de crédito + Chargeback + Gateway + Anti-fraude + Fraude apurada + SAC nível 1
O total de investimentos fica entre 12% e 16%
Loja própria (e-commerce)
Plataforma (até 2%) + Marketing (6%) + Antecipação de crédito (8%) + Chargeback (1 %) + Gateway (3,5%) + Antifraude (2,4%) + Fraude apurada (1%) + SAC (1%)
O total de custos somaria cerca de 21,5%.
Marketplace | E-Commerce | % | |||
Vendas | 100 | 100 | 0 | ||
Custo por Produto Vendido | 50 | 50 | 0 | ||
Impostos | 10 | 10 | 0 | ||
Custo por Meio de Pagamento | Somente antecipação (outros custos assumidos pelo marketplace) | 4 | Todos os custos são assumidos pelo cliente: gateway, antifraude, chargeback, cartão, antecipação | 11 | 63 |
Plataforma | 3 | 3 | 0 | ||
Picking, Packing, Entrega | 11 | 11 | 0 | ||
Subtotal | 22 | 15 | 46 | ||
Marketing ou comissionamento marketplace | Comissão paga ao marketplace por compra efetuada | 15 | Índice sobre o total de vendas para investimento em marketing | 10 | 50 |
Margem de contribuição | 7 | 5 | 28 |
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Sob um panorama geral, vender em marketplaces tem mais vantagens para um comerciante cujo orçamento não é muito alto, principalmente no início. Quem investe num marketplace tem as seguintes vantagens quando comparado a uma loja própria:
- Baixo custo inicial
- Baixo investimento em Mídia Digital
- Alta Rentabilidade
- Melhor margem de lucro para fabricantes
- Visibilidade
- Aumentar a presença/penetração de seus produtos em regiões/cidades que não possuem expressão nas vendas em lojas físicas.
E se eu já possuo um e-commerce?
Uma coisa é fato: expondo seus produtos em plataformas marketplace, eles terão maior visibilidade e alcance, o que consequentemente, dará mais rentabilidade ao comerciante.
Como eu faço cadastro num marketplace?
Há lados bons e ruins. O ruim é que a empresa precisa se cadastrar em cada um dos marketplaces de sua escolha (Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, entre outros), alimentar e monitorar cada plataforma individualmente considerando as características específicas que cada uma exige. Entre essas tarefas, estão:
- Organizar a documentação
- Fazer o credenciamento
- Configuração e ativação
- Definir o mix de produtos e melhor precificação
- Elaborar a descrição dos produtos
- Personalizar a descrição dos produtos para a exigência de cada marketplace
- Monitorar os resultados
Apesar de o marketplace trazer diversas vantagens, há muitos detalhes para se atentar, e muitas plataformas para gerenciar. No entanto, há serviços que podem agilizar e facilitar toda a burocracia necessária para investir nesse meio, como, por exemplo, a Hubsales. Como o próprio nome diz, trata-se de um Hub Comercial.
Ou seja, um sistema que concentra e integra tudo num mesmo lugar e, embora haja outros hubs no mercado, a Hubsales faz todas essas etapas e trabalhos por você e, ainda, oferece:
- Suporte Especializado e Individualizado
- Suporte no pós venda nos Marketplaces
- Análise de posicionamento de mercado
- Entenda melhor os diferenciais Hubsales
Diferente dos demais serviços do mercado, a Hubsales realiza todo o onboarding de cadastramento/contrato, organiza/valida documentação e acompanha assinatura do contrato.
Realiza o cadastro no portal quando é termo de adesão, além de transformar a ficha técnica do produto em uma descrição vendável, realizar toda a descrição dos produtos enriquecendo para melhor performance de busca e realizar todo o trabalho de ativação dos produtos em todos os marketplaces, garantindo a máxima do portfólio do Seller ativo e aparecendo na vitrine.
Também oferece serviço de setup/onboarding dos produtos mais rápido para indústria e faz a gestão e o monitoramento garantindo performance de venda com GMV no mínimo 30% maior — 70% dos sellers Hubsales performam em venda, sendo que a média nos marketplaces está entre 20 e 30%. O vendedor recebe um gestor de contas que lhe dá todo o suporte no dia a dia e acompanha a performance de venda.
Além do mais, a Hubsales auxilia o comerciante na definição do Mix de produtos que terá maior profundidade de estoque bem como o melhor posicionamento de preço, e ainda monitora operação expedição/entrega e SLA mais eficiente com menor incidência de chamados do consumidor final (menos SAC) e assume o custo da plataforma de integração (Anymarket).
Fonte: HubSales