Eventos de inovação do 1º semestre de 2023: o que já vimos e o que ainda veremos
Por Luiz Othero |
Os eventos são uma ferramenta crucial para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. Eles reúnem empreendedores, investidores, universidades, órgãos de fomento, governos e outros atores do ecossistema para trocar experiências, conhecimentos e criar oportunidades de negócio e investimento.
- Crescimento de startups evidencia que trabalhar com tecnologia é sobre pessoas
- Startups protagonizam o processo de transformação digital das corporações
No primeiro semestre de 2023, tivemos eventos importantes como o Bossa Summit e o South Summit, realizados em São Paulo e Porto Alegre, respectivamente. Além disso, teremos o Gramado Summit em abril e o Web Summit Rio de Janeiro em maio. Esses eventos são ótimas oportunidades para startups de todas as regiões do país se conectarem com investidores e oportunidades de mercado, além de participar de palestras e painéis sobre as mais diversas áreas de negócio.
Destaca-se o sucesso absoluto do South Summit em atrair instituições de diversos países, promovendo a internacionalização do ecossistema brasileiro de startups. Foi incrível participar e experimentar um ambiente realmente global, com fundos de investimento, startups, investidores e empresas de diversos países.
Já o Web Summit tem potencial de consolidar essa ponte internacional para o ecossistema do Brasil, gerando ainda mais interesse de outros países e pressionando nosso ecossistema para se organizar melhor, gerar mais dados e atuar mais próximo de outros países da América latina para que seja possível nos apresentarmos como um bloco, como o ecossistema Latam de startups e assim alcançar ainda mais visibilidade e investimento.
Vale lembrar que, mesmo com toda essa onda de internacionalização, continuamos no com uma forte concentração das oportunidades de acesso a mercado e acesso a investimento no sudeste do Brasil, e por isso, destaco o Neon, evento organizado pela Abstartups, que acontecerá em São Luís do Maranhão, com objetivo de criar oportunidades para startups do nordeste do país.
A participação em eventos é fundamental para empreendedores e investidores que desejam se manter atualizados sobre as tendências do mercado e criar redes de contatos importantes para o sucesso de suas startups.