Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A importância da gestão de dados para o dia a dia dos empreendedores

Por| 21 de Março de 2023 às 10h00

Link copiado!

Conny Schneider
Conny Schneider

Se você é empreendedor, certamente já ouviu falar sobre gerenciamento de dados. Afinal, hoje em dia vivemos cercados por uma tonelada de informações, dados e conteúdos, que possuem um papel chave no crescimento de todo negócio.

Mas por que essa gestão é tão importante para o dia a dia dos empreendedores? Bom, essa prática é fundamental para entender como está o panorama geral da empresa, se as estratégias estão funcionando e, ainda, abrir oportunidades de investimento em outros recursos internos.

Não à toa, de acordo com uma pesquisa da Vanson Bourne, especialista em pesquisa de mercado de tecnologia global, aproximadamente 70% das empresas que buscam investir na análise de dados são capazes de reduzir seus custos. Dentro disso, 72% delas conseguem impulsionar novas oportunidades graças a esse investimento.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, subestimar o papel que os dados desempenham em iniciativas estratégicas pode ser crucial. Por meio deles, empreendedores conseguem analisar diferentes fatores de uma organização, se ela está crescendo, quais são os seus resultados e até mesmo se é possível reestruturar áreas, a exemplo do RH, vendas, financeiro, entre outras.

Além disso, também há a possibilidade de entender melhor a linha de clientes, ou seja, se todos os seus esforços estão realmente sendo direcionados para o público-alvo, se as atividades estão de acordo com as tendências disponíveis no mercado e, principalmente, na tomada de decisões, que tornam-se mais assertivas e estratégicas para a própria companhia.

E, ainda, trazer mais segurança para o tratamento de dados internos e externos. Afinal, algumas informações sigilosas precisam ser tratadas de maneira mais restrita, evitando assim a utilização inadequada por terceiros.

Portanto, o investimento em uma gestão de dados pode ser uma jogada mais assertiva para grande parte dos empreendedores. Vale a pena apostar na ajuda de profissionais e plataformas que agilizem o gerenciamento e administração de todas as informações do seu negócio.