Superman: confira as primeiras reações da crítica nas redes sociais
Por Paulinha Alves |

Um dos filmes mais aguardados do ano, Superman, de James Gunn, chega na próxima quinta-feira (10) aos cinemas do Brasil.
- Superman de Gunn trará de volta um aspecto essencial que andava sumido
- 5 coisas que o livro prequel revela sobre Metrópolis no Superman de Gunn
Baseado no icônico super-herói dos quadrinhos de mesmo nome, o título é o primeiro do DCU, o novo universo compartilhado da DC, um projeto criado por James Gunn e Peter Safran, co-presidente e co-CEO da DC Studios.
Embora a série Creature Commandos tenha inaugurado o primeiro capítulo desse universo (a chamada fase Deuses e Monstros), Superman é o primeiro longa-metragem a chegar às telonas, o que aumenta ainda mais as expectativas para um reboot da história de origem daquele que é um dos maiores heróis de todos os tempos da cultura pop.
Primeiras impressões sobre Superman
Embora o lançamento do filme seja oficialmente apenas na quinta-feira, parte da crítica especializada já assistiu ao título com antecedência. Isso significa que muitos jornalistas já compartilharam suas primeiras impressões da história nas redes sociais, deixando o público bastante animado com o que se sabe até aqui.
Perri Nemiroff, do Collider, chegou a fazer um thread sobre por que o filme a deixou tão feliz, exaltando o fato de que o título é repleto de cenas de ação emocionantes, humor e leveza bem colocados, mas seu coração é mesmo a humanidade do Superman e sua insistência em fazer o bem e tornar o mundo um lugar melhor.
A jornalista também falou sobre a atuação de David Corenswet, dizendo que o ator “traz uma determinação e um calor tão contagiantes ao papel que torna essa busca avassaladora e incrivelmente encorajadora”.
Já Grace Randolph, do Beyond the Trailer, também rasgou elogios ao longa-metragem, dizendo que este é o melhor filme do Superman lançado até hoje e que, “quando James Gunn sai do caminho e deixa seu trabalho falar por si só, é incrível”.
A crítica de cinema chegou a alertar, no entanto, que o filme não é perfeito, mas que chega perto e a fez acreditar na visão do diretor.
O crítico Bryan Sudfield elogiou a abordagem dada pelo cineasta ao título, que, segundo ele, conseguiu estabelecer um tom inovador, mas também honrar o legado do herói. “Um começo promissor e emocionante para a nova era da DC”, enfatizou.
Erik Davis, do Fandango, elogiou ainda um aspecto do filme que deve agradar especialmente aos fãs mais raiz do super-herói, já que o crítico contou que assisti-lo foi como abrir uma revista em quadrinhos e se deliciar com sua imaginação selvagem e caótica.
Davis destacou ainda que o filme representa um ótimo começo para o DCU, conseguindo se distanciar dos filmes anteriores do estúdio e ter um tom mais leve, mas ainda muito emocionante e atual. “Nicholas Hoult arrasa como Lex Luthor e Edi Gathegi rouba a cena como Sr. Incrível (ele também tem minha fala favorita do filme). Mas foi o relacionamento entre Clark e Lois que me conquistou. É bem escrito e os dois têm uma química incrível”, revelou.
Na contramão dos colegas, porém, Peter Howell não concordou com todos os elogios que vem sendo feitos ao longa. O crítico de cinema confessou que o filme não foi o super começo de DCU que todos imaginavam.
“David Corenswet interpreta um Super-Homem infantilmente doce, que constantemente leva uma surra; ele seria melhor como protagonista de um filme de Dudley Do-Right [o personagem infantil Polícia Desmontada]. Rachel Brosnahan faz uma Lois Lane cheia de espinhos, e o Lex Luthor de Nicholas Hoult é mais detestável do que vilão”, escreveu.
Apesar disso, o jornalista elogiou um aspecto do filme que já vinha causando emoção entre os fãs desde o lançamento do trailer. “A verdadeira estrela da série é o supercão Krypto, que rouba todas as cenas em que aparece — eu preferiria ver um filme sobre ele”, finalizou.
Dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, Superman conta a história do herói de mesmo nome, um sobrevivente do planeta destruído Krypton que acaba vindo parar na Terra e, sob o nome de Clark Kent, é criado como um jovem comum da cidade de Smallville, Kansas.
Enquanto torna-se repórter do Planeta Diário e apaixona-se pela colega de trabalho, Lois Lane, Clark Kent também desenvolve seus superpoderes extraterrestres, que ele usa para proteger a sociedade de pequenos e grandes vilões que cruzam seu caminho.
Leia também: