Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup de IA vai ajudar a Warner a decidir se investe em um filme ou não

Por| 09 de Janeiro de 2020 às 10h20

Link copiado!

Startup de IA vai ajudar a Warner a decidir se investe em um filme ou não
Startup de IA vai ajudar a Warner a decidir se investe em um filme ou não
Tudo sobre Warner Bros

Uma startup de Los Angeles vai ajudar a Warner Bros a prever se um filme vai ou não fazer sucesso antes mesmo de começar a produção. A companhia se chama Cinelytic, responsável pior um app homônimo que simula o gerenciamento de uma produção cinematográfica.

A plataforma está em testes há três anos e foi lançada no ano passado, como uma versão beta. Com ela, um usuário pode “brincar” de planejar um filme, escolhendo diretores, produtores e gerenciando deste equipe até cronograma e orçamento para colocar o projeto no ar. No fim, o programa diz se seu produto teve ou não sucesso de vendas.

Por trás disso, contudo, está uma ideia mais ambiciosa. A Cinelytic criou um algorítimo de gerenciamento com inteligência artificial que permite prever custos e sucesso de um projeto fictício. Agora, em acordo com a Warner, a empresa consegue ter acesso a dados de valores de atores, diretores e outros funcionários, além de informações de público, para conseguir prever se vale a pena ou não colocar dinheiro em um filme.

A empresa já tem parcerias com estúdios como Ingenious Media, Productivity Media e STX. Aliás, esta última é responsável por dois fiscos do ano passado Playmobil e Uglydolls.

Continua após a publicidade

A proposta, entretanto, não é exatamente que o algorítimo substitua os produtores, mas seja uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões para o mercado, principalmente em aspectos mais subjetivos. Entre eles, datas de lançamento, marketing e distribuição de um filme.

“O sistema pode calcular em segundos o que costumava levar dias quando se trava de um orçamento geral de um filme ou o custo de uma determinada estrela do cinema”, explica Tobias Queisser, fundador da startup em entrevista ao Hollywood Reporter.

Ainda não há informações sobre quais produções estão no projeto da Warner que passaram pelo escrutínio do algoritmo.

Continua após a publicidade

Fonte: The Hollywood Reporter, Cinelytic