Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ruído Branco | Conheça o novo filme da Netflix com Adam Driver e Greta Gerwig

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Dezembro de 2022 às 18h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Quase nos finalmentes de 2022, a Netflix traz o que pode ser a sua grande última estreia do ano. Ruído Branco chega ao streaming no dia 30 de dezembro com um elenco de peso e uma proposta mais do que interessante — e tudo isso apoiado em um clássico americano e no próprio contexto atual. E tudo isso para falar sobre as nossas agonias do cotidiano.

Esse olhar para as relações humanas e seus dilemas é algo que o diretor Noah Baumbach já tinha abordado em História de um Casamento, um dos grandes clássicos recentes da plataforma e indicado a diversos Oscar. A diferença é que, desta vez, ele faz essa reflexão puxando a história para uma dramédia, misturando o conflito existencial com situações absurdas que geram um humor bem peculiar.

Parece confuso e, de fato, é — mas faz parte da proposta. Isso porque o caos faz parte da estética de Ruído Branco. É um filme que tem tanta coisa para dizer que é fácil se perder em meio a essa cacofonia toda. E é aí que o pôster ajuda a entender o que está sendo dito: “se está por todo o lado, não se consegue ouvir”.

Continua após a publicidade

Um clássico moderno

Você já deve ter ouvido o termo ruído branco: é aquele som constante que o seu cérebro simplesmente desconsidera, uma presença que passa a fazer parte da paisagem e você deixa de notá-la. E é sobre esses “ruídos” que o longa aborda, principalmente quando algo faz com que nos demos conta de cada um deles.

Para isso, Baumbach adapta um dos clássicos modernos da literatura americana. Ruído Branco é um livro escrito por Don DeLillo em 1985 que faz uma sátira social a partir desses absurdos que já se tornaram parte da “paisagem” da sociedade. Isso inclui desde o consumismo desenfreado à glorificação de um intelectualismo vazio, passando pela violência e a própria espetacularização de tragédias.

Continua após a publicidade

E é justamente uma tragédia que faz a família do professor universitário Jack Gladney se deparar com questões que sempre estiveram presentes em suas vidas, mas que nunca deram a devida atenção. É após um acidente industrial que eles passam a encarar o medo da morte e a rever as próprias relações entre si.

Atualizando o conceito

Continua após a publicidade

Essa é uma temática que cai como uma luva no contexto atual. Ruído Branco chega à Netflix em um momento muito semelhante àquele em que os personagens se encontram na trama. Acabamos de passar por uma pandemia e muita gente saiu transformada dessa experiência terrível — e sobre isso que o longa de Baumbach vai tratar.

Assim, temos Adam Driver quase irreconhecível interpretando esse professor especializado em Hitler e que revê toda sua relação com a família e a esposa Babette (Greta Gerwig) após a pequena cidade em que vivem ser tomada por uma nuvem tóxica vinda de um acidente com produtos químicos.

É uma alegoria bem óbvia para a pandemia, mas o interessante do longa está no modo como ele vai trabalhar, a partir disso, os ruídos brancos que compõem nossa sociedade. Da busca por uma normalidade em meio ao absurdo à ideia do consumismo como uma âncora de segurança, tudo é alvo de alfinetada.

Continua após a publicidade

E tudo isso feito com um humor bastante peculiar. Não é aquela comédia típica e esperada, mas um tipo mais voltado para o desconforto que pode não agradar todo mundo.

Quando estreia na Netflix

Como dito, Ruído Branco estreia na Netflix no dia 30 de dezembro. Por isso mesmo é uma das últimas estreias de 2022 da plataforma e chega ao serviço bem a tempo de você assistir antes da virada do ano.