Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rotten Tomatoes não vai permitir nota e comentários em filmes que não estrearam

Por| 27 de Fevereiro de 2019 às 11h33

Link copiado!

Rotten Tomatoes não vai permitir nota e comentários em filmes que não estrearam
Rotten Tomatoes não vai permitir nota e comentários em filmes que não estrearam

O Rotten Tomatoes está tentando mudar a estratégia para lidar com reviews negativas que não sejam relacionadas à execução de um filme. Isso porque é comum que usuários deem uma nota ruim para uma produção antes mesmo da estreia, como forma de protesto a uma escolha de roteiro, abordagem ou mesmo de elenco.

Para combater este tipo de comportamento tóxico dentro da plataforma, o Rotten Tomatoes informou em seu blog que não vai mais permitir que usuários deem uma nota ou façam comentários sobre um filme que ainda não estreou oficialmente.

A plataforma permitia que usuários pudessem informar sim ou não para a opção “Want to see” (“quero ver”, em tradução literal) no período de pré-lançamento do longa ou seriado. “Contudo, percebemos que a porcentagem de nota do ‘want to see’ tem sido frequentemente confundida com a porcentagem de nota de audiência”. Esta nota é referente a quem já assistiu (ou deveria ter assistido) ao filme e deixou sua nota na plataforma.

Além disso, a empresa também informou que não vai mais permitir comentários ante do lançamento de uma produção. “Infelizmente, temos visto um aumento significativo de inserções não-construtivas, às vezes próximas da ‘trolagem’, que achamos ser um desserviço a todos nossos leitores. Nós decidimos que desativar este recurso é a melhor opção no momento. Não se preocupem, os fãs ainda terão seu espaço de voz: assim que o filme for lançado, o público poderá deixar sua nota e comentar como sempre pode”, informa a empresa em seu blog.

Continua após a publicidade

A companhia ainda disse que esta é a primeira mudança de uma série que podem vir no futuro. Por exemplo, um dos pedidos de críticos, empresas e até de usuários é de que o serviço crie um filtro para validar quem efetivamente participa da plataforma, excluindo aqueles que só querem derrubar a nota de uma produção.

Caso recente

Tal mudança foi anunciada logo após uma polêmica envolvendo o filme Capitã Marvel, em que usuários passaram a deixar comentários negativos sobre o longa, em uma prática conhecida como “review bombing”. A maioria dos textos criticava a escolha de Brie Larson para o papel principal em uma reação considerada machista.

A própria atriz chegou a comentar o problema à revista Marie Claire dizendo que a maioria das críticas prévias ao filme eram feitas por usuários e "em sua maioria de homem brancos". Ainda, ela estimulou que meninas e pessoas menos privilegiadas fossem às salas de cinema.

Continua após a publicidade

A reação, contudo, foi de que ela estaria dizendo que o longa não é para homens. Sobre isso, ela somou: “O que eu quero é levar mais gente para as salas. Ninguém vai ficar sem cadeira. Não haverá menos lugares nos cinemas, pelo contrário, mais pessoas irão”, defendeu-se.

Apesar de a mudança vir logo após tal polêmica, o presidente da Fandango, empresa que detém a marca Rotten Tomatoes, disse ao CNET que as modificações não têm intenção de proteger Capitã Marvel.

“As mudanças não são uma reação para ‘oh, tem um certo barulho criado em volta de um filme”, disse ao veículo. Ele ainda reforça que a mudança é uma estratégia de longo prazo para melhorar a experiência dentro da plataforma.

Capitã Marvel estreia em 7 de março nos cinemas brasileiros.

Continua após a publicidade

Fonte:  CNET, Rotten Tomatoes Blog, Marie Claire