Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reboot de Duna mostra primeiras imagens — e elas são incríveis; veja

Por| 15 de Abril de 2020 às 08h49

Link copiado!

Vanity Fair
Vanity Fair

Muito antes de Star Wars e Game of Thrones, em 1965, o escritor Frank Herbert trazia uma obra que já misturava elementos dessas duas outras. Duna conta a saga de Paul Atreides e do conflito entre a Casa Imperial Corrino, a Casa Atreides e a Casa Harkonnen e se tornou um clássico da ficção científica, com várias adaptações não somente para o cinema e para o TV, como também para os games. Uma nova versão, dirigida por Denis Villeneuve, está a caminho das salas de exibição — em um momento que, esperamos, elas já estarão abertas novamente. E, agora, a Vanity Fair apresenta fotos e dá mais detalhes sobre a produção.

Bem, para quem não conhece, a trama de Duna envolve a exploração de uma poderosa substância, conhecida como Melange, capaz de prolongar a vida das pessoas. E é em torno desse material que acontece a briga entre as três Grandes Casas no planeta Arrakis, também conhecido como Duna, que, bem tem tudo a ver com suas planícies características. A história acontece 24,6 mil anos no futuro da Terra como a conhecemos e envolve vários elementos sci-fi, vermes monstruosos e uma tecnologia nunca antes vista — e, lá nos anos 60, já promovia o protagonismo feminino, tirando as personagens do então papel de “donzela em perigo”.

Continua após a publicidade

Esse novo Duna vem gerando muita expectativa, porque tem no comando o elogiado diretor Denis Villeneuve, que comandou pérolas como Sicario: Terra de Ninguém e Os Suspeitos, além de ter agradado ao público e à crítica com A Chegada e Blade Runner 2049.

No elenco, o reboot conta com Timothée Chamalet (Me Chame Pelo Seu Nome) como Paul Atreides, Oscar Isaac (o Poe Dameron da nova trilogia Star Wars) no papel do Duque Leto Atreides, Jason Momoa (Aquaman) como Duncan Idaho, Rebecca Ferguson (dos dois últimos Missão Impossível) como Jessica Atreides, Josh Brolin (o Thanos do Marvel Studios) como Gurney Halleck, Zendaya (a MJ dos títulos recentes do Homem-Aranha) como Chani entre outros.

Continua após a publicidade

Adaptações anteriores não foram muito bem

A história de Duna conta com uma interessante jornada de bastidores em uma megalomaníaca adaptação idealizada pelo artista chileno Alejandro Jodorowsky nos anos 1970. O plano dele era bastante ambicioso, com a recriação de todo o universo de Frank Herbert, em algo que ficou muito além do que os estúdios poderiam apostar na época.

Para ter uma ideia, cada planeta teria sua própria identidade visual e trilha sonora. A banda Pink Floyd também teria participação, assim como nomes como Mick Jagger, Orson Welles e Salvador Dali. Vários croquis e ilustrações foram criadas por H.R. Giger (Alien), o veterano Chris Foss e Moebius foram criados em centenas de páginas.

Continua após a publicidade

Embora não tenha vingado, o próprio Jodorowsky afirma que esse processo criativo influenciou Star Wars e a adaptação que David Lynch fez de Duna, em 1984 — que não foi muito bem devido ao teor confuso e efeitos especiais abaixo da média. Uma série de TV chegou a ser criada também, em 2000, com William Hurt, que chegou a ter relativo sucesso e gerou até uma sequência, em 2003. Mas nem os fãs nem os críticos acharam o suficiente para traduzir toda a complexa e rica trama dos livros.

De qualquer forma, os frutos de Jodorowsky floresceram na série de quadrinhos de ficção científica Incal e Os Metabarões e também na forma do recomendado documentário da HBO, que conta como toda a saga do “maior filme que nunca aconteceu”.

Continua após a publicidade

Bom, se depender das imagens e da mão de Villeneuve, podemos aguardar por uma conversão que finalmente vá colocar os livros de Frank Herbert no lugar que eles merecem. Duna tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro deste ano.

Fonte: Vanity Fair