Publicidade

Quais filmes da franquia Alien você precisa assistir antes de ver Romulus

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/20th Century Studios
Divulgação/20th Century Studios

Um dos grandes lançamentos do mês de agosto, Alien: Romulus chega aos cinemas de todo o Brasil na próxima quinta-feira (15). Parte de uma das franquias de terror mais populares da indústria, o filme do diretor Fede Alvarez (A Morte do Demônio) chega com grandes expectativas, mas também causando muitas dúvidas entre os fãs a respeito de como se encaixa na cronologia da saga.

Anunciado em 2022, o longa-metragem é, segundo o próprio diretor, um interquel. Isso significa que ele conecta a história do primeiro filme da franquia, Alien, o Oitavo Passageiro (1979) de Ridley Scott, com o segundo, Aliens, O Resgate (1986), dirigido por James Cameron.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora a saga ainda conte com mais duas sequências, Aliens 3 (1992) e Alien – A Ressurreição (1997), dois prequels, Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017), e dois spin-offs, Alien vs. Predador (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007), essas outras tramas não são tão significativas para a história de Romulus.

Os fãs que assistirem à Prometheus e Covenant, longa-metragens que se passam antes do novo filme, podem, é claro, ter mais bagagem e referências para apreciar à história. Mas, a verdade é que Alien: Romulus tem ligação direta apenas com os filmes de 1979 e 1986, funcionando como uma ponte entre as duas tramas.

Além disso, vale destacar, Romulus se passa durante o intervalo de 57 anos que separa O Oitavo Passageiro de Aliens. No centro de sua narrativa está um grupo de personagens que quase não aparecem nos dois outros longa-metragens, o que, na prática, faz com que sua história funcione como uma trama independente, que apenas ganha mais contexto se vista após os outros dois filmes.

Romulus segue jovens colonizadores e catadores espaciais

Estrelada por Cailee Spaeny (Priscilla) e Isabela Merced (Madame Teia), Alien: Romulus acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. No local, eles descobrem um Xenomorfo, uma forma de vida aterrorizante, e se veem obrigados a lutar com unhas e dentes por sua sobrevivência.

Ao The Hollywood Reporter, Álvarez contou que a ideia do filme surgiu de uma cena deletada de Aliens. Posteriormente restaurada e incluída na versão estendida feita por James Cameron, a cena mostrava um bando de crianças correndo e andando em uma roda gigante pelos corredores de uma colônia.

Continua após a publicidade

Ao assistir às imagens, o cineasta imaginou como seria para essas crianças crescerem em uma colônia que ainda precisava de mais 50 anos para se terraformar e chegou à conclusão de que, se algum dia contasse uma história naquele mundo, se debruçaria sobre a vivência dessas crianças quando elas chegassem aos seus vinte e poucos anos.

Além de Spaeny e Merced, fazem ainda parte do elenco do novo filme os atores David Johnson (Murder is Easy), Archie Renaux (Sombra e Ossos), Spike Fearn (Conte Tudo para Mim) e Aileen Wu (Closing Doors).

Alien: Romulus chega em 15 de agosto nos cinemas de todo o Brasil.