Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por causa da COVID-19, indústria do cinema pode ter milhares de desempregados

Por| 24 de Março de 2020 às 07h30

Link copiado!

Por causa da COVID-19, indústria do cinema pode ter milhares de desempregados
Por causa da COVID-19, indústria do cinema pode ter milhares de desempregados

No cinema, os empregos geralmente são ligados a projetos, ou seja, o vínculo empregatício dura justamente o tempo necessário para que o trabalho seja concluído. Com os cancelamentos, suspensões e adiamentos em decorrência da pandemia da COVID-19, há uma estimativa de que mais de 120 mil pessoas tenham perdido seus empregos.

Segundo informações da Variety, esse número corresponde a 80% dos membros da Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco (IATSE). Diante desse cenário, os líderes da International Cinematographers Guild (IATSE Local 600), fizeram um pronunciamento através da sua newsletter:

"Quando você terminar de ler este semanário, as circunstâncias em que nos encontramos já terão mudado. Estamos escrevendo para contar a vocês o que sabemos neste momento e no que estamos trabalhando enquanto nossa indústria se junta ao mundo para fechar tudo e os trabalhadores e suas famílias ficam imaginando seus futuros. A IATSE relata que o encerramento causado pela pandemia resultou na perda de 120 mil empregos mantidos por seus 150 mil membros. É fundamental que nossa indústria seja incluída no pacote de ajuda federal pendente. Embora alguns de nossos membros estejam sendo pagos por até duas semanas após o encerramento de seus shows, com base na realidade da crise da saúde que enfrentamos agora, é altamente improvável que as produções sejam retomadas em tão pouco tempo. É provável que esse problema continue por meses, não semanas, e nossas preocupações com saúde, benefícios e estabilidade econômica são compartilhadas por todos os membros. Sua saúde e segurança, assim como o bem-estar de suas famílias, são fundamentais para nós. Vocês têm muitas perguntas sobre as horas de benefícios e a capacidade dos planos, de ativos e de aposentados, de suportar um período de contribuições diminuídas e um ambiente de investimento incerto. É importante observar que os dois planos atualmente possuem meses de reservas e não estão ameaçados no momento. Para garantir a segurança de nossos funcionários e de suas famílias, todos os nossos escritórios regionais fecharam ou têm uma equipe mínima. A transição de toda a organização para trabalhar remotamente é complexa e levará algum tempo para funcionar, mas a equipe trabalha nela em período integral. Todas as ações tomadas têm o objetivo de reduzir a transmissão, protegendo o sistema de saúde do colapso e dando aos profissionais e pesquisadores médicos o tempo necessário para identificar e implementar medidas que reduzam a devastação".
Continua após a publicidade

A pandemia de coronavírus tem exposto fragilidades de diversos setores da indústria e estagnado uma das principais fontes de entretenimento mundial, que é o cinema. Apesar disso, os comunicados sempre demonstram uma preocupação com o todo e um compromisso com a saúde pública, o que é essencial neste momento.

Fonte: Variety