10 perguntas que ainda estão sem respostas no MCU
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |

O Universo Cinematográfico (MCU, na sigla em inglês), contruiu seu império no cinema ao amarrar boa parte das suas tramas em uma cronologia que cruzava todos os seus filmes, algo até então inédito nas telas. Só que, à medida que esse universo se expandiu, algumas questões levantadas foram deixadas para trás sem cerimônia. De brechas para sequências esquecidas a explicações que aparentemente ninguém tem vontade de dar, o universo Marvel agora stá repleto de pontas soltas.
2. Cavaleiro Negro foi esquecido no churrasco?
Kit Harington teve um pós-Game of Thrones um pouco complicado. O ator foi estrela do absolutamente horroroso Pompéia, mas conseguiu uma vaga no universo cinematográfico da Marvel no papel de Dane Whitman, em Eternos. O anúncio fez muita gente se empolgar com a ideia de ter o personagem, que se transforma no Cavaleiro Negro, nos filmes do Marvel Studios.
Harington foi um simples coadjuvante de luxo no filme, mas já deixava ali algumas deixas sobre sua linhagem na história. Na cena pós-créditos, vemos Whitman abrindo um baú de sua família, contendo a lendária Espada do Ébano. Quando ele vai tocar a arma, ouve uma voz, que depois foi revelada ser de Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar) como Blade, perguntando se ele estava pronto para aquilo.
Em uma tacada só, tivemos o primeiro vislumbre de uma das armas mais poderosas e amaldiçoadas do universo Marvel, e a chegada do “Daywalker” Blade. Tudo muito legal, mas como tudo de Eternos, as coisas foram deixadas no caminho. Blade, o filme, já foi adiado algumas vezes. Harington revelou não fazer ideia se a Marvel tem planos para ele voltar ao papel, perdendo a oportunidade de explorar outro lado do MCU.
1. Existe ou não um Tio Ben no MCU?
Essa é mais por birra do que por qualquer outra coisa. Desde que estreou no MCU, Peter Parker vivia com sua tia, May Parker, interpretada por Marisa Tomei. A tia, que chegou a ter um relacionamento com Happy Hogan, não criou o sobrinho sozinha.
Logo em Capitão América: Guerra Civil, Parker fala sobre um momento que não usou os poderes para ajudar alguém e algo ruim aconteceu. Para bom entender, ele estava falando do Tio Ben. Ninguém quer ver mais o pobre coitado morrendo porque o sobrinho não quis parar um bandido, mas desde a estreia, todos os envolvidos gostam de deixar no ar se existiu ou não um Tio Ben no MCU, como se isso fosse algum tipo de grande mistério.
Deixaram até mesmo a frase de com grandes poderes, também vêm grandes responsabilidades para a Tia May e nada do cara. Existe uma possível aqui uma explicação, relacionada a Sony.
Madame Teia, filme que estreou em fevereiro de 2024, mostrava um jovem Ben Parker e Mary, sua cunhada grávida. Em dado momento, Ben, interpretado por Adam Scott (Parks & Recreation), revela estar saindo com alguém.
Em artes conceituais do filme, divulgadas após o seu lançamento, é possível ver o vilão do filme Ezekiel Sims, lutando contra o Homem-Aranha de Tom Holland. Ao que tudo indica, a Sony pensou em juntar os universos, o que de alguma forma muito esquisita, mostraria que Adam Scott seria o Tio Ben para a Tia May da Marisa Tomei.
Só que Madame Teia é um filme muito ruim, nada disso foi aproveitado e o MCU segue sem a confirmação de um Tio Ben.