Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 perguntas que ainda estão sem respostas no MCU

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Abril de 2024 às 19h05

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios, Sony Pictures
Reprodução/Marvel Studios, Sony Pictures

O Universo Cinematográfico (MCU, na sigla em inglês), contruiu seu império no cinema ao amarrar boa parte das suas tramas em uma cronologia que cruzava todos os seus filmes, algo até então inédito nas telas. Só que, à medida que esse universo se expandiu, algumas questões levantadas foram deixadas para trás sem cerimônia. De brechas para sequências esquecidas a explicações que aparentemente ninguém tem vontade de dar, o universo Marvel agora stá repleto de pontas soltas.

Só que algumas dessas perguntas que pareciam realmente importantes (e de certa forma ainda são) continuam sem uma resposta clara, nem uma cena sequer para falar “Então, foi assim”. NADA. Algumas podem ser respondidas antes do final da Saga do Multiverso, mas é bem possível que outras fiquem sem resposta mesmo.

Continua após a publicidade

10. Cadê o Visão Branco?

O Visão literalmente morreu nas mãos de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, mas acabou ganhando nova vida através da magia criada por Wanda Maximoff em Wandavision, que tentava lutar contra o luto pela perda do seu amado. No final da série, uma nova versão do Visão, todo branco, luta contra a versão recriada por magia, mas desperta suas lembranças pré-Guerra Infinita.

Ele consegue fugir de Westview, tentando lidar com sua própria existência. Só que isso foi em 2021 e, desde então, ninguém mais tocou no assunto. Já tivemos sete filmes e sete séries (duas delas já com duas temporadas) e o Visão Branco continua sumido. Foi comprar cigarro e nunca mais voltou. Um personagem que supostamente é importante e muito poderoso simplesmente está sumido e ninguém está nem aí para isso.

Existem rumores sobre um projeto envolvendo o herói nos próximos anos, mas, por enquanto, ele é uma incógnita no MCU.

9. O Celestial segue sendo ignorado

Eternos é um filme que apanhou muito mais do que deveria do público, tendo uma recepção bem abaixo do esperado dos filmes da Marvel na época do seu lançamento. Por conta disso, várias brechas para sequências e grandes acontecimentos que foram apresentados nele foram, até o momento, praticamente ignorados pelo Marvel Studios.

Continua após a publicidade

O exemplo mais grosseiro é o surgimento da mão do ser celestial Tiamut, que simplesmente apareceu no meio do oceano nos momentos finais do filme. É algo tão bizarro que, sempre que se questionam as pontas soltas do MCU, o Celestial é relembrado. Todo mundo lembra dele, exceto os roteiristas da Marvel.

Veja bem, é uma mão gigante surgindo do nada. Mais do que isso, já que a cabeça do ser cósmico também já coroou e começou a sair do oceano e, mesmo assim, ninguém fala nada sobre isso. Entendemos que as pessoas que vivem no MCU já devem estar acostumadas com coisas esquisitas acontecendo, mas repito, uma mão gigante surgiu no meio do oceano e ninguém deu um pio!

8. O que são os dez anéis do Shang Chi?

Continua após a publicidade

A origem dos Dez Anéis usados pelo Mandarim em Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis é diferente da vista nos quadrinhos, dando a entender que é um dos objetos mais poderosos de todo o universo. Na cena pós-crédito do filme, Carol Danvers, Wong e Bruce Banner discutem teorias sobre os anéis, que não têm registro algum nos arquivos de Wong.

Para piorar a situação, eles descobrem que os objetos estão enviando um sinal para o cosmo, mas não sabem exatamente para quem. E até hoje, nem mesmo nós sabemos, já que ninguém mais tocou mais nesse assunto. Tudo bem que o próprio Shang Chi não deu mais as caras, mas a Marvel também não se preocupou em mostrar quem estava do outro lado da linha recebendo esse sinal durante todo esse tempo.  

7. Qual a relação entre os anéis e o bracelete da Ms. Marvel?

Continua após a publicidade

Existe uma teoria forte de que os anéis de Shang-Chi e o bracelete da Ms. Marvel possam ter a mesma origem, o que poderia explicar a história de os anéis emitirem um sinal para o cosmo. Essa hipótese é fundamentada no fato de que, na série estrelada por Iman Velani, vemos seus antepassados encontrando o bracelete em um local que traz o símbolo dos Dez Anéis gravado no chão, sugerindo essa conexão.

O problema é que os poderes do bracelete da Ms. Marvel foram explorados em As Marvels, com direito a criar aberturas para diferentes universos, mas não houve qualquer tentativa de explicar o que esse artefato estava fazendo na Terra e nem como os djinn tinham conhecimento de sua existência. Ainda assim, dá tempo de amarrar as histórias e usar o próximo filme do Shang-Chi para justificar de onde diabos tudo isso veio e por quê.

6. O que aconteceu com as Partículas Pym roubadas pela HYDRA?

Continua após a publicidade

Um dos pontos principais do primeiro filme do Homem-Formiga era impedir que as Partículas Pym, responsáveis por diminuir Hank Pym e Scott Lang, caíssem nas mãos erradas. O envolvimento de membros da HYDRA apenas deixava a situação ainda mais caótica e tornava o grande golpe planejado de Pym contra sua própria empresa bastante necessário.

Nos momentos finais do filme, com o caos entre o herói e o vilão Jaqueta Amarela tomando conta da atenção de todos, uma cena deixou uma brecha enorme que nunca foi aproveitada. Mitchell Carson, o então Ministro da Defesa e secretamente um membro da HYDRA, rouba algumas Partículas Pym no meio da confusão e nunca mais é visto. 

De acordo com o diretor Peyton Reed, o final original do filme mostrava o Homem-Formiga prendendo Carson e recuperando as partículas, mas no meio do caminho, isso foi alterado para deixar os itens “soltos no mundo”. Seria ótimo se isso levasse a algum lugar, o que não aconteceu até hoje.

Aliás, esse argumento poderia ser utilizado muito bem em Homem-Formiga 3 mais contido nessas maluquices científicas do herói ao invés de colocá-lo no meio do multiverso para lutar contra Kang com um exército de formigas.

Continua após a publicidade

5. Quem é o Benfeitor em Homem-Formiga e a Vespa?

Mostrando que os envolvidos nos filmes do Homem-Formiga parecem realmente perdidos, há mais um elemento dos filmes do herói foi ignorado até o momento.

Em Homem-Formiga e a Vespa, Walton Goggins (Fallout) interpreta Sonny Burch, um comprador de tecnologia no mercado negro que traiu Hank Pym e Hope Van Dyne em busca de materiais para o Túnel Quântico. Só que, ainda no filme, érevelado que ele na verdade trabalhava para alguém, um misterioso benfeitor cheio de dinheiro.

Continua após a publicidade

As respostas sobre quem seria essa pessoa deveriam vir no terceiro filme do herói, Quantumania, algo que não aconteceu. E até hoje, a identidade desse tal “benfeitor” continua um mistério. Quem tem dinheiro para ficar comprando tecnologia absurda no universo Marvel e para qual fim? Esse é um mistério que pode ser resolvido em breve, mas não vamos contar com isso.

4. O que aconteceu com o Escorpião?

Em Homem-Aranha: De Volta Para Casa, somos apresentados a Mac Gargan, um ladrão de armas que entra em contato com Adrien Toomes, o Abutre, para comprar novos armamentos especiais. Ao ser impedido pelo Cabeça de Teia e preso pelo FBI, Gargan jura vingança e, nas cenas pós-créditos, começa a juntar um grupo para tentar caçar o Aranha.

Continua após a publicidade

Mac Gargan se transforma no Escorpião nos quadrinhos, algo que a tatuagem no pescoço do personagem no filme já sugere para os fãs. Interpretado por Michael Mando, de Better Caul Saul e Far Cry 3, todos esperavam que ele começasse a juntar seu time de vilões para lutar contra o herói.

Só que, até hoje, nada sobre o Escorpião foi mencionado. Fica a esperança que com a ideia de mostrar aventuras mais urbanas e focadas no Homem-Aranha, em vez de jogar o moleque no espaço e lidando com o multiverso, o vilão possa reaparecer cheio de equipamentos e vontade de bater na cara do Tom Holland. Enquanto isso, ele é só um preso fazendo muitas promessas.

3. Como o Rei do Crime sobreviveu a um tiro na cara?

Continua após a publicidade

Falando em personagens mais urbanos, Wilson Fisk é um vilão muito mais resistente do que o imaginado. Na primeira temporada de Demolidor, o personagem interpretado por Vincent D’Onofrio era grande, mas tudo bem sair no soco com um advogado cego de Hell’s Kitchen.

Ele retorna na terceira temporada e tem uma pancadaria maravilhosa no último episódio, aguentando uma surra feia. Até aí, nada fora do normal. Ele é grande e aguenta umas bordoadas. Só que, no episódio final de Gavião Arqueiro, Fisk leva um tiro no meio da cara de Maya Lopez. Milagrosamente, ele apareceu em Eco com um tampão no olho e depois estava tudo bem.

Em imagens das gravações de Daredevil: Born Again, Fisk está todo pimpão. Como esse homem sobreviveu a um tiro na cara, à queima roupa, e ficou tudo bem?

Continua após a publicidade

2. Cavaleiro Negro foi esquecido no churrasco?

Kit Harington teve um pós-Game of Thrones um pouco complicado. O ator foi estrela do absolutamente horroroso Pompéia, mas conseguiu uma vaga no universo cinematográfico da Marvel no papel de Dane Whitman, em Eternos. O anúncio fez muita gente se empolgar com a ideia de ter o personagem, que se transforma no Cavaleiro Negro, nos filmes do Marvel Studios.

Harington foi um simples coadjuvante de luxo no filme, mas já deixava ali algumas deixas sobre sua linhagem na história. Na cena pós-créditos, vemos Whitman abrindo um baú de sua família, contendo a lendária Espada do Ébano. Quando ele vai tocar a arma, ouve uma voz, que depois foi revelada ser de Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar) como Blade, perguntando se ele estava pronto para aquilo.

Em uma tacada só, tivemos o primeiro vislumbre de uma das armas mais poderosas e amaldiçoadas do universo Marvel, e a chegada do “Daywalker” Blade. Tudo muito legal, mas como tudo de Eternos, as coisas foram deixadas no caminho. Blade, o filme, já foi adiado algumas vezes. Harington revelou não fazer ideia se a Marvel tem planos para ele voltar ao papel, perdendo a oportunidade de explorar outro lado do MCU.

1. Existe ou não um Tio Ben no MCU?

Essa é mais por birra do que por qualquer outra coisa. Desde que estreou no MCU, Peter Parker vivia com sua tia, May Parker, interpretada por Marisa Tomei. A tia, que chegou a ter um relacionamento com Happy Hogan, não criou o sobrinho sozinha.

Logo em Capitão América: Guerra Civil, Parker fala sobre um momento que não usou os poderes para ajudar alguém e algo ruim aconteceu. Para bom entender, ele estava falando do Tio Ben. Ninguém quer ver mais o pobre coitado morrendo porque o sobrinho não quis parar um bandido, mas desde a estreia, todos os envolvidos gostam de deixar no ar se existiu ou não um Tio Ben no MCU, como se isso fosse algum tipo de grande mistério.

Deixaram até mesmo a frase de com grandes poderes, também vêm grandes responsabilidades para a Tia May e nada do cara. Existe uma possível aqui uma explicação, relacionada a Sony.

Madame Teia, filme que estreou em fevereiro de 2024, mostrava um jovem Ben Parker e Mary, sua cunhada grávida. Em dado momento, Ben, interpretado por Adam Scott (Parks & Recreation), revela estar saindo com alguém.

Em artes conceituais do filme, divulgadas após o seu lançamento, é possível ver o vilão do filme Ezekiel Sims, lutando contra o Homem-Aranha de Tom Holland. Ao que tudo indica, a Sony pensou em juntar os universos, o que de alguma forma muito esquisita, mostraria que Adam Scott seria o Tio Ben para a Tia May da Marisa Tomei.

Só que Madame Teia é um filme muito ruim, nada disso foi aproveitado e o MCU segue sem a confirmação de um Tio Ben.