Pantera Negra será o primeiro filme exibido na Arábia Saudita em 35 anos

Por Wagner Alves | 05 de Abril de 2018 às 17h30
photo_camera Divulgação

Pantera Negra será o primeiro filme a ser apresentado em cinemas na Arábia Saudita nos últimos 35 anos. A Marvel fechou uma parceria com a rede AMC para apresentar o longa na região.

Faz 35 anos que a população da Arábia Saudita não tem acesso a cinemas. Na década de 1980, em resposta à ascensão de ativistas islâmicos, o governo passou a censurar a cultura, o que inclui teatros e cinemas. Em dezembro, contudo, o ministro da cultura da Arábia Saudita informou que os cinemas voltariam a funcionar na região. “Isso marca um momento decisivo no desenvolvimento da economia cultural no reino. A abertura dos cinemas funcionará como catalisador do crescimento econômico e da diversificação”, explica Awwad Alawwad.

Assim, a estreia de Pantera Negra por lá acontecerá em 18 de abril, e se espera que a AMC consiga construir mais de 40 cinemas dentro de cinco anos na região. O primeiro será criado em um prédio destinado anteriormente a ser uma sala de música sinfônica, no centro financeiro de King Abdullah. O projeto é para um cinema com 500 cadeiras, contendo espaço para orquestra e patamares elevados.

A proposta do ministro é de que o país passe a ter 350 cinemas somando 2.500 telas até o ano de 2030, com a expectativa de que isso gere um rendimento de mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria. A região conta com uma população de mais de 32 milhões de pessoas, cuja maior faixa etária é abaixo dos 30.

Fonte: The Guardian

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.