Oppenheimer | Robert Downey Jr aparece irreconhecível em novo trailer do filme
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
O novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, acaba de ganhar um novo trailer que destaca um pouco mais do grande épico histórico que o diretor pretende contar sobre uma das maiores tragédias da humanidade — a criação da bomba atômica. E as cenas inéditas divulgadas pela Universal Pictures dão bem o tom daquilo que deve ser o longa: a percepção do próprio cientista de que o projeto de seus sonhos pode ser o início do pesadelo que vai levar o planeta ao seu fim.
É exatamente essa decadência que o trailer apresenta. Ele começa mostrando como J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) tratava sua pesquisa e o próprio Projeto Manhattan como a grande descoberta americana e a maior ferramenta da humanidade em direção à paz, mas termina mostrando o personagem encarando o tamanho do estrago que sua criação é capaz de fazer.
Entre esses dois pontos, entretanto, Oppenheimer deve explorar justamente a ambição de seu protagonista, sobretudo ao formar uma equipe de notáveis para trabalhar no projeto. E as novas cenas dão um pouco mais de destaque a essas figuras. Temos uma participação bastante considerável de Matt Damon como o militar Leslie Richard Groves Jr, um dos oficiais que parece se opor a essa visão utópica do cientista com a bomba.
Quem também aparece de forma bastante surpreendente e até irreconhecível é Robert Downey Jr. O eterno Homem de Ferro viverá Lewis Strauss, que se tornou um dos opositores de Oppenheimer. E o pouco em que ele aparece já mostra como essa relação vai se dar no filme de Nolan.
Além disso, o trailer também foca na criação do Laboratório Los Alamos, a cidade criada no meio do deserto do Novo México para que os cientistas pudessem trabalhar e testar os primeiros protótipos da bomba atômica. E, pelo que é sugerido aqui, essa deve ser uma parte considerável no filme, seja pela dificuldade de recrutar os pesquisadores para morar no meio do nada como pelas próprias tensões familiares envolvendo essa decisão.
Oppenheimer estreia nos cinemas no dia 6 de julho e já é um dos projetos mais ambiciosos de Christopher Nolan. Além da duração — estima-se que o filme vá ter cerca de 3 horas, embora isso ainda não tenha sido confirmado pelo estúdio — e do elenco de peso, o cineasta optou por efeitos práticos na maioria das cenas. Isso inclui recriar os efeitos da bomba atômica com uma explosão de verdade.