Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Pastor e o Guerrilheiro: Filme nacional chega aos cinemas esta semana; conheça

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Janeiro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Reprodução: Mercado Filmes
Reprodução: Mercado Filmes

O filme nacional O Pastor e o Guerrilheiro já tem data de estreia confirmada: ele chega aos cinemas no dia 26 de janeiro para contar uma história de superação, amizade e luta contra os horrores da Ditadura Militar brasileira. Dirigido por José Eduardo Belmonte (Alemão), o longa foi exibido no Festival do Rio, em 2022, no 50º Festival de Gramado e na 43ª Mostra Internacional de Cinema realizada em São Paulo.

Ambientada em 1968, a trama acompanha o jovem comunista João, que deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. Lá, ele é preso, torturado e enviado para uma prisão em Brasília. No presídio, ele conhece Zaqueu, um evangélico que foi preso por engano. Juntos, os dois enfrentam os horrores da Ditadura Militar e acabam criando um laço de amizade e cumplicidade.

Continua após a publicidade

Prestes a serem libertados, os jovens combinam de se encontrarem 27 anos depois, no ano 2000, à meia-noite do dia 31 de dezembro, na Torre de TV em Brasília, mas João morre em um acidente de carro em 1990.

Avançando um pouco no tempo e indo para 1999, o longa mostra um velho coronel do exército suicidando-se e deixando parte de sua herança para Juliana, sua filha bastarda, fruto do seu relacionamento com uma empregada doméstica.

Por meio de um livro encontrado na casa do pai, Juliana descobre que ele foi o torturador de João e Zaqueu no passado e que os rapazes haviam marcado um encontro para o ano seguinte. Agora, ela irá atrás de Zaqueu e o encontro que ele esperava terá um desfecho diferente.

Continua após a publicidade

O que esperar de O Pastor e o Guerrilheiro?

Produzido por Nilson Rodrigues, escrito por Josefina Trotta e inspirado em uma história real de José Eduardo Belmonte, O Pastor e o Guerrilheiro trará uma história emocionante sobre um dos períodos mais sombrios da política brasileira. O público pode, então, esperar muito drama e uma trama que faça refletir sobre os absurdos ocorridos entre os anos de 1964 a 1985.

Em entrevista à imprensa, o diretor Belmonte comentou sobre a importância da obra:

Continua após a publicidade
“O filme é bom para compreendermos nossa história e mostra o momento de duas pessoas que eram muito divergentes, mas que em nome da democracia acharam um ponto em comum”.

Quem está no elenco de O Pastor e o Guerrilheiro?

Filmado em Tocantins, às margens do Rio Araguaia, e em Brasília, O Pastor e o Guerrilheiro trará no elenco Johnny Massaro, Julia Dalavia, Cássia Kis, Túlio Starling, William Costa, Antônio Grassi, Gabriela Corrêa, entre outros.

Continua após a publicidade

Já a produção executiva ficou com Caetano Curi e a direção de fotografia com Bárbara Alvarez.

Quando e onde assistir à O Pastor e o Guerrilheiro?

Se você ficou empolgado com o novo filme brasileiro, temos uma boa notícia: O Pastor e o Guerrilheiro estreia na quinta-feira, dia 26 de janeiro. Você pode garantir a sua entrada pelo Ingresso.com.