O inferno branco norte-americano d'Os Oito Odiados

Tanto por seus roteiros quanto pela direção, Quentin Tarantino tem características marcantes que deixam evidente o seu toque em qualquer obra. Em Os Oito Odiados, oitavo filme do diretor, ele usa com maestria o estilo narrativo que tornou seus longas anteriores cultuados, criando um terror psicológico em um impasse mexicano verborrágico e visceral ao contar a história dos Estados Unidos pela metalinguagem.

Na trama ambientada após a Guerra da Secessão, John Ruth (Kurt Russel) é o oficial de lei que precisa levar a criminosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) até a cidade de Red Rock para que ela seja enforcada. No meio do caminho, o militar negro Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson) consegue uma carona na carruagem com os dois e se salva da forte nevasca que se aproxima. São os três personagens que introduzem o contexto da história, seja com amostras de violência ou a necessidade de estar sempre preparado para atacar.

Desde o encontro do trio até os últimos minutos do filme, a narrativa cria o terror psicológico necessário para todo bom impasse mexicano. Você não só percebe que os personagens desconfiam de quem está ao redor como também que eles desejam atacar e acabar com toda aquela tensão, o que torna os ataques verbais ainda mais libertadores.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Os dois capítulos iniciais do filme podem parecer um pouco arrastados e até maçantes por causa dos longos, mesmo que excelentes, diálogos que até soam repetitivos quando novos personagens são introduzidos. Mas tudo tem propósito. Como é dito por um deles, eles estão participando de um jogo de paciência e é isso que o telespectador precisa ter para tirar o melhor do longa e apreciar a evolução da trama.

Os Oito Odiados

Para que toda a eloquência dos personagens funcionasse, Tarantino teve no seu elenco estrelado ótimas atuações. Samuel L. Jackson, que conhece de longa data o diretor, é o protagonista da história e entrega os momentos mais impactantes do filme com frases engraçadas e pesadas numa atuação excelente. A Daisy Domergue de Jennifer Jason Leigh é uma criminosa que mesmo apanhando mais do que qualquer outro na trama ainda merece todo o ódio recebido. A atriz ainda consegue entregar todas as variações de humor da personagem, fazendo com que a alteração entre loucura, desespero, prazer e humor flua bem. Walton Goggins e Tim Roth chamam atenção pela forma caricata que seus personagens funcionam, principalmente em seus extremos de caipira ou pomposidade britânica.

A trilha sonora de Os Oito Odiados é tão impactante quanto a de Kill Bill. Ennio Morricone faz com que desde o começo do longa você espere por algo grandioso, sendo que ele consegue aumentar a tensão entre os personagens no crescendo das músicas. A cabana onde a maior parte do filme se passa é rica em detalhes, seja no simples pote de guloseimas ou na forma que os cobertores são colocados pelo cenário. Entretanto, a fotografia enclausurada do longa não mantém a mesma qualidade de quando aproveita a ambientação nos locais gélidos e na movimentação dos cavalos.

Quentin Tarantino sempre faz dos seus roteiros brutais algo muito maior do que algo simplesmente violento. Em Os Oito Odiados, a história dos Estados Unidos é exemplificada nas diferenças de cada personagem, suas origens, preconceitos e ambições. Fazendo com que a carta de Abraham Lincoln criada no longa seja ainda mais impactante, seja pelo uso dela nas mãos do militar negro ou na forma que ela exemplifica o futuro que o país ainda precisa trilhar.

Mesmo que pareça mais longo do que o necessário, com praticamente 3 horas de duração, para contar a sua história, Os Oito Odiados tem a essência das obras de Tarantino e entrega o que realmente se espera, seja no impasse mexicano, que lembra o brilhantismo da cena do bar em Bastardos Inglórios, ou nas palavras sabiamente escolhidas para os diálogos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.