Publicidade

Netflix vai boicotar Cannes após regra de não premiar filmes de streaming

Por| 12 de Abril de 2018 às 08h22

Link copiado!

Netflix vai boicotar Cannes após regra de não premiar filmes de streaming
Netflix vai boicotar Cannes após regra de não premiar filmes de streaming
Tudo sobre Netflix

A Netflix vai ignorar Cannes este ano por conta de uma nova regra do evento. Em março deste ano, o festival anunciou que somente filmes que estrearam em cinemas poderiam fazer parte das premiações. Com isso, automaticamente excluíram produções da Netflix e Amazon.

Em retaliação, a plataforma de streaming informou que não vai apresentar nenhum de seus longas no evento. Na época do anúncio, o CCO da empresa, Ted Sarandos, havia dito que a Netflix estava se programando para participar do cenário não competitivo do evento mesmo com a decisão, mas resolveu voltar atrás na ideia.

Em entrevista à Variety, ele afirmou que temia que os filmes e os produtores da empresa fossem desrespeitados em Cannes. “Eles deram o tom. Eu não acho que seria bom estarmos lá”, afirma.

Esta batalha entre Netflix e Cannes acirra uma disputa intelectual, sobretudo encabeçada por Steven Spielberg, de que as produções de streaming e do cinema são diferentes e não podem ser concorrentes. Em março deste ano, o renomado diretor e produtor chegou a afirmar que os filmes da Netflix não deveriam concorrer ao Oscar.

Continua após a publicidade

O encabeçador do evento, Thierry Frémaux, durante o anúncio de que os filmes de streaming não concorrerão, chegou a defender a tese de Spielberg. “O cinema triunfa em todos os lugares, mesmo nesta era de ouro do streaming. A história do cinema e a história da internet são duas coisas diferentes”, disse.

A polêmica começou no ano passado, quando a Netflix concorreu ao prêmio com duas produções: Okja, do diretor Bong Joon-ho; e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, de Noah Baumbach.

A Netflix atualmente está produzindo The Irishman, longa de Martin Scorsese com participação de gigantes do cinema como Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Fonte: Variety