Os 5 melhores filmes de investigação para ver na Netflix

Por Laísa Trojaike | 23 de Janeiro de 2020 às 13h35
Netflix
Tudo sobre

Netflix

Saiba tudo sobre Netflix

Ver mais

Mais do que um mistério, suspense ou policial, um filme investigativo ou sobre investigação costuma colocar o espectador na posição de detetive ou brincar com o nosso intuito de desvendar o caso. Em qualquer uma dessas opções, os melhores filmes com esse tema tendem a lidar muito bem com as pistas espalhadas ao longo do roteiro, além de ter uma direção de arte impecável, que geralmente ajuda a contar e/ou resolver o mistério.

Tudo importa em qualquer filme: cada objeto, cor, movimento, enquadramento... tudo deve ser muito bem pensado. Em filmes investigativos, sobretudo, esses detalhes ganham proporções ainda maiores, fazendo da direção de arte um dos elementos técnicos mais importantes. Tudo tem um significado e, portanto, é preciso ser uma pessoa observadora, pois a resposta de tudo pode estar em algum detalhe que ninguém notou, mas que estava em cena o tempo todo.

Se você gosta de montar os quebra-cabeças que os diretores e roteiristas criam para os espectadores, então confira esta lista que o Canaltech preparou com os melhores títulos de investigação disponíveis na Netflix.

5. Dragão Vermelho

Imagem: Universal Studios

Ainda que não seja comparável à obra-prima de Jonathan Demme, O Silêncio dos Inocentes (1991), Dragão Vermelho traz Anthony Hopkins de volta ao papel de Hannibal Lecter e fisga o espectador (mais uma vez) com as investigações para encontrar um serial killer.

Brett Ratner não tem uma direção memorável, mas o filme certamente se destaca pelo elenco e seus personagens. Além de Hopkins, o filme traz também Ralph Fiennes, Edward Norton, Emily Watson e Philip Seymour Hoffman.

Ainda que a história de Dragão Vermelho ocorra antes de O Silêncio dos Inocentes na linha do tempo do personagem Hannibal, retoma-se a ideia de que, sendo Hannibal um serial killer e psiquiatra, ele pode ser uma grande ajuda para capturar outros assassinos, pois pensa como eles ou pelo menos entende como eles pensam. Nessa prequela, no entanto, a situação é agravada pelo fato de que o serial killer em questão é um dos grandes inimigos de Hannibal.

4. Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Imagem: Sony Pictures

O diretor do essencial Se7en - Os Sete Crimes Capitais (provavelmente o melhor título do gênero disponível na Netflix), David Fincher, fez a adaptação hollywoodiana do primeiro livro da Trilogia Millennium, escrita pelo sueco Stieg Larsson, e, na pior das hipóteses, é um filme esteticamente incrível.

O modo como Fincher mostra as personagens é um misto de distanciamento e identificação que contribui para que o espectador se importe mais com os investigadores do que com a solução do mistério em si. Daniel Craig está impecável no papel, mas é Rooney Mara quem se torna o centro das atenções do filme todo, possibilitando que o espectador tenha empatia por uma personagem que evoca uma possibilidade quase nula de aproximação.

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um bom filme para brincar de detetive juntamente com os roteiristas: o cenário é semelhante ao de um livro de Agatha Christie, no qual temos um espaço que restringe as possibilidades de suspeitos e indica que o suposto assassino está entre os membros da própria família.

3. A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson

Imagem: Netflix

A Netflix tem excelentes séries investigativas em seu catálogo, mas quando se trata de um filme documental desse gênero, A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson não pode ser ignorado.

Marsha P. Johnson foi um drag queen que vivia nas ruas de Nova Iorque e participava ativamente de movimentos políticos LGBTQ+ da época, até que seu corpo foi encontrado no Rio Hudson em 1992. Trans e negra, foi vítima do preconceito mesmo após sua morte, quando o laudo alegou que sua morte havia sido em consequência de um suicídio, revelando que a polícia se recusou a investigar o que de fato aconteceu.

Muitos anos depois, no nosso presente, a transfobia e o racismo ainda são presentes. Investigar a morte de Marsha é um ato político por si só e o premiado documentarista e repórter investigativo David France se alia à ativista Victoria Cruz para descobrir a verdade por trás da morte de Marsha. E não somente a investigação faz o filme: há também o deleite de revisitar uma antiga e pouco conhecida Nova Iorque a partir de imagens de arquivo.

2. Um Agente na Corda Bamba

Imagem: Warner Bros.

Um típico filme policial investigativo oitentista, com muitas sombras, trilha sonora instigante, perseguição, um tanto de erotismo e... Clint Eastwood.

Na trama, o Detetive Wes Block se vê pessoalmente afetado ao perseguir um serial killer de prostitutas e perceber que ele e o assassino têm o mesmo gosto por mulheres. Este foi o segundo de três roteiros escritos por Richard Tuggle, além de ser sua primeira obra como diretor.

Embora lembre muito os filmes da série Dirty Harry, Um Agente na Corda Bamba é muito mais responsável ao desenvolver relações mais profundas e, portanto, mais interessantes entre os personagens, sobretudo no que diz respeito à relação entre o detetive e a personagem de Geneviève Bujold.

1. Zodíaco

Imagem: Warner Bros.

Também dirigido por David Fincher, Zodíaco é um filme sobre uma investigação que nunca chegou ao fim. As quase três horas de filme guiam o espectador por uma investigação intensa e com atuações de tirar o fôlego mesmo daqueles que já sabem que Zodíaco jamais foi pego ou sequer descoberto.

Aqui, a investigação não é somente policial, mas também jornalística, sobretudo porque o serial killer enviava suas charadas para serem publicadas diretamente no jornal. Assim, acompanhamos duas linhas investigativas completamente distintas e vemos como nenhuma delas têm sucesso.

Caso apenas o nome David Fincher não seja o suficiente para ir correndo assistir, vale lembrar que o elenco conta com a presença de Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, todos arrebatados pelo Universo Marvel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.