Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marketing na Internet já torna Deadpool um sucesso

Por| 22 de Janeiro de 2016 às 14h19

Link copiado!

Marketing na Internet já torna Deadpool um sucesso
Marketing na Internet já torna Deadpool um sucesso

Em um ano repleto de lançamentos de filmes de super-heróis grandiosos, como Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Capitão América: Guerra Civil, é um personagem anteriormente fracassado nas telonas que chama atenção pelo seu renascimento nas mãos da 21st Century Fox: Deadpool. Tudo isso graças ao empenho de Ryan Reynolds em fazer o projeto dar certo e ao brilhante uso do marketing pela Internet.

Em 2009, uma das maiores esperanças de todos que foram assistir ao filme X-Men Origens: Wolverine era ver uma boa adaptação do Deadpool, já interpretado naquela época pelo Ryan Reynolds. Como havia sido visto numa versão inacabada do longa vazada na Internet, a adaptação era terrível e o mercenário tagarela havia sido deturpado vergonhosamente, mesmo que tivesse rápidos momentos interessantes como Wade Wilson.

Foi a partir do vídeo teste "vazado" em 2012, com Ryan Reynolds em captura de movimento e Tim Miller na direção, que a produção ganhou apelo popular e tornou-se de fato algo concreto para o estúdio. A reação extremamente positiva do público mostrou que a fidelidade dada naquele simples teste era o que o personagem tinha de melhor e o que faria o longa-metragem sair do papel depois de tanto tempo.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar o esforço de Ryan Reynolds para que o filme do Mercenário Tagarela fosse adiante. Desde a interpretação em X-Men Origens: Wolverine, ele já havia mostrado que conhecia e gostava do personagem, algo que até remetia ao papel dele como Hannibal King em Blade Trinity. O ator pode não ser talentoso como tantos outros em evidência em Hollywood, mas foi sua persistência em ver o Deadpool bem representado nas telonas que manteve o projeto vivo.

Ao contrário dos filmes da Marvel Studios, que têm várias piadas num universo integrado, ou a abordagem sombria dos heróis da DC Comics, principalmente da trilogia Batman de Christopher Nolan, Deadpool tem na sua essência o que o grande público da Internet mais gosta: humor. Ele não é o melhor detetive do mundo, nem é tão poderoso quanto um deus e muito menos respeitado como herói da Segunda Guerra Mundial — seu grande diferencial é ser apenas pura diversão.

Foi esse aspecto do personagem que os responsáveis pelo Marketing do filme, e o próprio Ryan Reynolds, abraçaram como grande diferencial para cada novidade sobre o longa. Banners como se fosse uma história de amor, clipes apresentando o personagem, aparições em programas americanos famosos, novidades durante o período natalino, criação de emoji, etc. Não há nada que não possa virar publicidade positiva para o Deadpool. Até mesmo a censura do longa na China e petições por uma versão para menores de 18 anos se tornam ponto positivo à insanidade que se espera do anti-herói.

Continua após a publicidade

Quando surgiu nos quadrinhos da X-Force, em 1991, o personagem serviu como um respiro para ao clima pesado e realista que ainda existia nos quadrinhos dos anos 80 e aos exageros tanto de arte quanto de sensualidade dos gibis da década de 90. Criado pelos quadrinistas Fabian Nicieza e Rob Liefeld, mais conhecido por seus desenhos extremamente desproporcionais, Deadpool era uma simples versão descontraída do Exterminador, mas com uma mentalidade problemática e o recurso inteligentíssimo de quebra da quarta parede.

Assim como nos quadrinhos, Deadpool pode dar um pouco de respiro ou até um ar de novidade à típica fórmula usada nas histórias de super-heróis. Você sabe que ele vai ser introduzido como alguém normal, algo absurdo vai acontecer, aceitará a jornada do herói e o dia será salvo. Entretanto, o que importa neste caso são as situações absurdas, as piadas inesperadas, chimichangas e referências aos erros da carreira de Ryan Reynolds e às adaptações de HQs.

Mesmo que faça parte do universo cinematográfico conturbado dos X-Men e que seja uma grande aposta da Fox para possíveis sequências, o que o público espera de Deadpool é o mesmo humor usado nos trailers e na publicidade. Apenas insanidade e diversão.

Continua após a publicidade

Deadpool estreia nos cinemas brasileiros em 11 de Fevereiro.