Publicidade

10 filmes mais longos da história reconhecidos no Oscar

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Sony, ESPN e 20th Century Fox
Divulgação/Sony, ESPN e 20th Century Fox

Com o lançamento de O Brutalista — filme com 3h35 de duração, indicado a dez categorias do Oscar 2025 — muito tem se falado sobre longa-metragens extensos, que apesar de seu tamanho ou talvez exatamente por sua riqueza de detalhes foram reconhecidos em grandes premiações.

Nesses debates, embora títulos como ...E o Vento Levou, Ben-Hur e o mais recente O Irlandês sejam sempre lembrados, estes longas não foram os únicos e nem os mais extensos a já terem aparecido na maior premiação da indústria cinematográfica.

Para conhecer de fato as maiores produções a já terem sido indicadas à premiação, o Canaltech montou uma lista com os 10 filmes mais longos da história reconhecidos no Oscar. Uma lista que passa por títulos que vão desde os anos 1960 até a década de 2010. Confira!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Filmes mais longos da história do Oscar

A relação das produções mais longas que foram reconhecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é formada por:

  1. O.J.: Made in America (2016)
  2. Guerra e Paz (1965)
  3. Little Dorrit (1987)
  4. Cleópatra (1963)
  5. Potop (1974)
  6. Hôtel Terminus (1988)
  7. A Maior História de Todos os Tempos (1965)
  8. Tristeza e Compaixão (1969)
  9. Noce i dnie (1975)
  10. Hamlet (1996)

1. O.J.: Made in America (7h47)

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, O.J.: Made in America é um filme de 2016 produzido e dirigido por Ezra Edelman para a ESPN Films. Parte da série documental 30 for 30 sobre pessoas e eventos interessantes na história do esporte, o longa é nada menos do que o filme mais longo da história indicado à premiação, graças às suas 7h47 de exibição.

Lançado na TV e no streaming como uma minissérie de cinco partes, o título retrata a vida e carreira de OJ Simpson, passando pela sua ascensão no futebol americano, a acusação e julgamento pelo assassinto da ex-esposa Nicole Brown e seu amigo Ron Goldman, e a eventual prisão anos depois.

Distribuído pela Disney, o filme foi responsável por mudar as regras do Oscar, que depois de sua indicação proibiu qualquer "série limitada ou de várias partes" de ser elegível para as categorias de documentário.

Continua após a publicidade

O.J.: Made in America pode ser assistido no Disney+.

2. Guerra e Paz (6h33)

Título sempre lembrado quando o assunto são filmes extensos, Guerra e Paz é um longa-metragem soviético baseado no romance de mesmo nome escrito por Liev Tolstói. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme tem nada menos do que 6h33 de duração, divididas em quatro partes ao longo dos anos de 1966 e 1967.

Continua após a publicidade

Dirigido e estrelado pelo cineasta Sergei Bondarchuk, Guerra e Paz é ambientado no início do século XIX, durante os ideais expansionistas das tropas de Napoleão Bonaparte. Nesse cenário, o longa retrata a complicada e intensa história de amor vivida pela Condessa Natasha Rostova e o casado Conde Pierre Bezukhov.

Atualmente, Guerra e Paz não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

3. Little Dorrit (5h57)

Continua após a publicidade

Adaptação do romance de mesmo nome de Charles Dickens, Little Dorrit é um filme escrito e dirigido por Christine Edzard em 1987. Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Alec Guinness) e Melhor Roteiro, o longa-metragem foi lançado em duas partes chamadas Nobody's Fault e Little Dorrit's Story.

Com um total de 5h57 de duração, o título é uma produção dramática que satiriza a sociedade e o governo britânico da época. Na trama, conhecemos Amy Dorrit, uma jovem nascida e criada na Prisão dos Devedores de Marshalsea, em Londres, que tem sua vida transformada quando conhece Arthur Clennan, um cavalheiro generoso inconformado com as injustiças sociais.

Atualmente, Little Dorrit não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

4. Cleópatra (5h20)

Continua após a publicidade

Clássico do cinema, Cleópatra é um drama histórico baseado no livro The Life and Times of Cleopatra de Carlo Maria Franzero. Épico lançado em 1963, o título ficou marcado por ser, até então, o filme mais caro já produzido e, em contrapartida, uma das maiores bilheterias dos anos 1960.

Com uma história que conta com 5h20 de duração e narra a ascensão e queda da Rainha do Egito, Cleópatra (interpretada por Elizabeth Taylor), a trama foi indicada a nove categorias do Oscar, levando para casa as estatuetas de Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Figurino.

Cleópatra faz parte do catálogo do Disney+.

Continua após a publicidade

5. O Dilúvio (4h47)

Drama histórico polonês lançado em 1974, O Dilúvio (em polonês Potop) é um longa baseado no romance de mesmo nome escrito por Henryk Sienkiewicz. Produção de extrema popularidade em seu país de origem, o título de 4h47 foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tendo perdido para o aclamado Amarcord de Fellini.

Ambientado no ano de 1655, em meio a guerra da Suécia protestante contra a Comunidade Polaco-Lituana católica – conflito conhecido como O Dilúvio –, o fime retrata o caminho tomado por alguns aristrocasas poloneses, que preferiram se aliar ao rei sueco Carlos X Gustav enquanto a sua população morria e a economia do país era devastada.

Continua após a publicidade

Atualmente, O Dilúvio não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

6. Hôtel Terminus (4h27)

Documentário estadunidense lançado em 1988, Hôtel Terminus é um filme produzido e dirigido por Marcel Ophuls. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário e do Prêmio FIPRESCI do Festival de Cinema de Cannes, o título se debruça sobre a história de Kalus Barbie, oficial nazista conhecido como o Açougueiro de Lyon.

Continua após a publicidade

Contado ao longo de 4h27 de exibição, o título retrata toda a trajetória pessoal e profissional do criminoso, passando por sua infância serene, seu envolvimento com a Gestapo, seus anos como torturador e seu pós-Segunda Guerra Mundial, no qual foi eventualmente julgado por crimes contra a humanidade.

Atualmente, Hôtel Terminus não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

7. A Maior História de Todos os Tempos (4h20)

Continua após a publicidade

Longa religioso, A Maior História de Todos os Tempos é um filme de 1965 nascido originalmente como uma série de rádio inspirada pelos quatro Evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Embora tenha se saído mal nas bilheterias, o filme de 4h20 de duração foi indicado a cinco categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

Produzido e dirigido por George Stevens, o título faz um retrato da vida de Jesus de Nazaré, passando por seu nascimento na manjedoura, as pregações e milagres realizados, o julgamento e crucificação conduzida pelos romanos, e sua derradeira ressurreição.

A Maior História de Todos os Tempos pode ser assistido no MGM+.

8. A Tristeza e a Piedade (4h11)

Continua após a publicidade

Mais uma produção desta lista dirigida por Marcel Ophuls, A Tristeza e a Piedade é um documentário de duas partes ambientado em plena Segunda Guerra Mundial. Lançado em 1969, o filme de 4h11 ganhou o BAFTA de Melhor Programa de TV Estrangeiro e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Feito com entrevistas e imagens de arquivo, o polêmico longa tem como foco a colaboração feita entre o estado francês liderado pelo Marechal Philippe Pétain com a Alemanha nazista. Por meio de relatos de oficiais, soldados e colaboradores, o título mergulha nas complexidades dessa relação e mostra o legado dado aos resistentes e colaboradores.

Atualmente, A Tristeza e a Piedade não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

9. Noites e Dias (4h5)

Drama familiar lançado em 1975, Noite e Dias é um filme polonês de 4h5 dirigido por Jerzy Antczak. Baseado no romance de mesmo nome de Maria Dąbrowska, o longa é um título épico dividido em doze partes, que além de bastante comparado ao clássico …E O vento Levou, foi ainda indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, em meio aos problemas sociais e econômicos da sociedade polonesa, o filme gira em torno dos dramas, amores, dissabores e tragédias vividos por Barbara Niechcic e do proprietário de terras Bogumił Niechcic; um casal que permaneceu junto ao longo de meio século de história.

Atualmente, Noite e Dias não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

10. Hamlet (4h2)

Baseado na peça de mesmo nome de William Shakespeare, Hamlet é um drama histórico britânico de 4h2 de duração, lançado em 1996. Dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, que dá vida ao personagem-título, o longa recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo as nomeações de Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado.

Considerado pela crítica uma das melhores adaptações do dramaturgo inglês, o filme segue os passos de Hamlet, príncipe da Dinamarca, quando o jovem retorna para casa após terminar os estudos. Desconfiado de que o tio, que acaba de assumir o trono e casar às pressas com sua mãe, é na verdade o assassino de seu pai, Hamlet jura vingança pelo soberano, desencadeando uma série de tragédias.

Hamlet está disponível para compra e locação na Amazon.

Leia também: