Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A Porta ao Lado | Conheça filme brasileiro provocante com Letícia Colin

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Março de 2023 às 15h00

Link copiado!

Desiree do Valle/Morena Filmes
Desiree do Valle/Morena Filmes

Nesta quinta-feira, dia 9 de março, chega aos cinemas A Porta ao Lado, um longa brasileiro estrelado por Bárbara Paz e Letícia Colin que fala sobre relacionamento aberto, traição, ciúmes e posse. Dirigido pela veterana Julia Rezende — que também assina a série Todo Dia a Mesma Noite e a comédia Meu Passado Me Condena — o filme se debruça sobre as novas formas de relacionamento amoroso e usa a curiosidade como fio condutor da história.

O elenco conversou com o Canaltech em coletiva de imprensa e contou um pouco mais sobre suas impressões sobre a obra, seus personagens e como esperam que a trama toque o público. Bárbara, que vive a extravagante Isis, falou que A Porta Ao Lado não é um filme que trará respostas e sim que provocará questões na audiência.

Continua após a publicidade

Para começar, o enredo acompanha Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Letícia Colin), um jovem casal que vive um relacionamento tradicional e estável. Juntos desde os 25 anos, eles agora compartilham as angústias da chegada dos 30 e se apoiam um no outro para superar os medos que essa nova etapa da vida traz.

A vida dos dois seguia tranquila, mas as coisas começaram a mudar quando o casal Fred (Túlio Starling) e Isis (Bárbara Paz) passou a morar no apartamento ao lado. Mais liberais, os novos vizinhos vivem um relacionamento aberto, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. Essa nova dinâmica atrai Mari e a faz repensar sobre seus desejos carnais, amorosos e de vida.

É a partir do ponto de vista dela que a história é conduzida. As atrizes e a diretora defendem que chegou o momento de focar nas mulheres, inclusive nas cenas de sexo.

Continua após a publicidade
"É um filme que tem muitas cenas de intimidade e de sexo, e que mostra o sexo a partir de uma perspectiva feminina, mostra a mulher sentido prazer naquele momento”, garante Julia.

Quem são os personagens de A Porta ao Lado?

Embora tenham características muito diferentes, os quatro protagonistas se completam na trama. Isis é mais espalhafatosa e dona da sua vontade. Bárbara conta que se identifica com a energia solar da personagem, mas que, ao contrário dela, é muito romântica e entusiasta do relacionamento a dois. Já Fred, vivido por Túlio Starling, é um homem que está sempre buscando propósitos não óbvios para viver, característica que faz o ator se identificar com o personagem.

Continua após a publicidade

Mari, que ganha vida com Colin, é descrita pela atriz como uma moça que tem muitas caraminholas na cabeça e que está sempre pensando na vida e nas próprias escolhas. Letícia diz que se identifica com essa mente agitada da personagem:

"[...] Eu sou assim também, tenho uma mente muito ativa. A Mari tem uma ousadia e a coragem de dizer sim para o próprio desejo, e eu acho que eu também tenho uma ousadia na vida, às vezes até inesperada para mim mesma."

O outro rapaz que completa o quarteto é Rafa, um personagem que está sempre na iminência de falar algo, de expor seu desconforto, mas que acaba ficando em silêncio. O ator Dan Ferreira, que o interpreta, afirma que ele e Rafa dividem apenas o mesmo corpo, mas que não têm quase nada em comum.

Continua após a publicidade
“Eu e o Rafa dividimos só a voz e o corpo, somos bem diferentes. Mas é um personagem que me ensinou muita coisa e que me falou muito sobre o valor da verdade.”

Além do quarteto, completam o elenco Louise Cardoso e Dani Ornellas. A produção ficou com Mariza Leão e Tiago Rezende, da Morena Filmes, em coprodução com a Film2B e o Telecine.

A Porta ao Lado e o machismo nas relações

Continua após a publicidade

Apesar de abordar temas como ciúmes, traição e relacionamento aberto, A Porta ao Lado não promove uma disputa entre as personagens femininas, refutando esse modelo antigo da dramaturgia. Ao contrário, o longa entende as peculiaridades de cada mulher e provoca diálogos sobre o machismo inerentes nas relações amorosas.

"O filme vem justamente abrir esse diálogo, provocar o espectador a refletir sobre essas questões. O bacana é sair das sessões e ver que as pessoas ficam mobilizadas a falarem sobre isso, refletirem sobre suas relações, enxergar esses traços de machismos em suas relações. Nomear, dar nome às coisas é libertador e faz a gente enxergar tudo com mais clareza", explica a diretora.

Quando e onde assistir ao filme?

Quem gostou da sinopse e ficou interessado na trama poderá assistir à A Porta ao Lado nos cinemas, a partir desta quinta-feira, dia 9 de março. As entradas podem ser compradas pelo ingresso.com.